Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 23 de Maio de 2017 às 06:52
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Seduc-MT

Cinco equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), formadas por arquitetos, engenheiros civis, engenheiros eletricistas e engenheiros sanitaristas começaram nesta segunda-feira (22.05) uma série de visitas a escolas estaduais. Ao todo, 40 unidades escolares de 11 municípios serão visitadas. O objetivo é dar andamento a obras paralisadas e, ainda, verificar as condições de edificações em funcionamento que irão receber reformas completas.

Cerca de 20 profissionais estão envolvidos na força-tarefa, que deve durar uma semana, conforme explica o secretário-adjunto de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto. “Esse trabalho é uma determinação do secretário Marco Marrafon, com a finalidade de destravar esses processos e concluir, de fato, cada uma dessas obras”, afirma.

A maioria das obras se refere a construções de novas escolas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da Seduc. De acordo com Porto, as paralisações ocorreram em decorrência de problemas detectados na execução dos projetos, ainda nos anos de 2012 e 2013. Os contratos também foram rescindidos pela secretaria.

A ideia, a partir de agora, é verificar como estão essas obras para, em seguida, elaborar os projetos do que ainda falta ser executado. Após essa etapa, o próximo passo é licitar o mais rápido possível.

Escolas Plenas

Entre as 40 unidades escolares que serão visitadas nesta semana estão nove das 14 Escolas Plenas já em funcionamento em tempo integral em Mato Grosso. Nelas, o objetivo é realizar o levantamento necessário para a realização de reformas gerais.

“Com todas as informações em mãos, vamos dar início à elaboração dos projetos, o que deve durar em torno de três meses. Depois, começamos as licitações, que também estão previstas para 2017”, disse Allan Porto.

As escolas que receberão as visitas técnicas estão localizadas nos municípios de Araputanga, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Rondonópolis, União do Sul, Sorriso, Sinop, São José do Rio Claro, Barra do Garças e Primavera do Leste.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30247/visualizar/