Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 30 de Maio de 2017 às 16:15
Por: Redação TA c/ Portal Brasil

    Imprimir


Foto: Tânia Rêgo/Agencia Brasil
Apenas cinco das 13 atividades pesquisadas acompanharam o movimento
Apenas cinco das 13 atividades pesquisadas acompanharam o movimento

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5 ponto em maio e ficou em 84,7 pontos, em uma escala de zero a 200. Com o avanço, houve parte da recuperação da queda registrada em abril, quando o indicador registrou queda de -1,1 ponto.

Divulgados nesta terça-feira (30), os dados integram a Sondagem do Setor Serviços do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

O avanço da confiança em maio foi concentrado. Apenas cinco das 13 atividades pesquisadas acompanharam o movimento. Além disso, a alta foi motivada por comportamentos distintos em seus dois componentes. Houve melhora da percepção sobre a situação atual e piora das expectativas, assim como havia ocorrido no mês anterior. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 1,3 ponto, chegando a 77,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,4 ponto e ficou em 91,7 pontos.

"Os indicadores de maio confirmam a tendência de melhora gradual e suave da confiança das empresas de serviços que vem sendo observada ao longo dos cinco primeiros meses do ano. A avaliação sobre a situação corrente reage há três meses consecutivos e sustenta o avanço da confiança em maio. No entanto, cabe lembrar que os resultados deste mês não captam inteiramente os possíveis efeitos sobre o humor empresarial decorrentes do recrudescimento da incerteza no campo político", avalia Silvio Sales, consultor do FGV/IBRE.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30479/visualizar/