Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INCLUSÃO DIGITAL
Quinta - 01 de Junho de 2017 às 07:33
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro/GCom-MT
Entre os itens abordados no curso estão o manuseio do computador e navegação na internet
Entre os itens abordados no curso estão o manuseio do computador e navegação na internet

Com o objetivo de aproximar o público da terceira idade com o universo das redes sociais, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está com inscrições abertas até 02 de junho para um curso gratuito focado em conhecimentos básicos sobre acesso à internet e voltado para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento da área.

O curso será de 30 horas com aulas às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h. Tem início no dia 05 de junho e vai até 13 de julho. Estão sendo oferecidas 15 vagas.

Entre os itens que serão abordados ao longo do curso estão: manuseio do teclado e mouse; navegação por sites de pesquisa como o Google; acesso a vídeos; elaboração de e-mail, abertura de perfil e ferramentas do Facebook.

Para se inscrever é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4 coloridas. Os participantes também deveram doar dois litros de leite (caixinha) que serão direcionados para uma instituição filantrópica. As inscrições estão sendo feitas na própria Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, que fica no Palácio da Instrução (Praça da República), das 12h às 17h. Outras informações pelo telefone 3613-9240.

Inclusão digital

A BPEEM foi uma das 50 contempladas pelo projeto Recode, voltado ao empoderamento digital que atua junto às instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas de todo país. No final de 2016 a Estevão de Mendonça inaugurou o Laboratório de Informática e reabriu o Telecentro.

Dentro desse cenário, Mato Grosso também participa do 1º Encontro Nacional do Conecta Biblioteca, que acontece até este 1º de junho no Rio de Janeiro. O estado foi contemplado com o programa Conecta, iniciativa que reconhece o papel das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades.

O programa irá oferecer apoio e formação continuada aos profissionais de biblioteca, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação.

Entre as 180 instituições nacionais que se inscreveram, três bibliotecas públicas de Mato Grosso foram selecionadas por atender aos critérios estabelecidos, desenvolver atividades e projetos criativos de incentivo à leitura.

São elas a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, de Canarana, a Biblioteca Pública Municipal Profª Maria Santana do Nascimento, de Juína e a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, de Cuiabá.

O Programa Conecta Biblioteca está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Leitura e Biblioteca (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30526/visualizar/