Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 17 de Junho de 2017 às 15:14
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

O programa desenvolvido pela Guarda Municipal “Grupamento de Ronda Escolar (GRE)” aumentou em pelo menos três vezes o número de visitas programadas às 80 escolas municipais da rede pública de Várzea Grande com aproximadamente 25 mil alunos, e também às escolas particulares que são visitadas sob ocorrências ou agendamentos. Essa ronda ostensiva e permanente garantiu uma redução de 60% nos registros de ocorrências de crimes nas comunidades como roubos, furtos e atentados contra a vida.

“Quando o programa começou no ano passado, realizamos de agosto a novembro 575 visitas, e, tivemos 35 ocorrências registradas. Já este ano, de fevereiro a maio, intensificamos o trabalho corpo a corpo com a comunidade com 1084 visitas preventivas, palestras e ações de teatro, registramos apenas 14 ocorrências de crimes. Esses números demonstram o quanto é importante nos inteirarmos dos problemas pertinentes a comunidade escolar. Essas visitas programadas consistem não somente em ir às escolas, mas também conversar com os diretores das unidades escolares, com os alunos, professores e pais”, explica o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

A meta é reduzir ainda mais as ocorrências nas escolas com o trabalho de policiamento comunitário do órgão de segurança com o cidadão. “Nossa atuação nas escolas tem aprimorado cada vez mais e isso tem chamado a atenção da comunidade escolar, principalmente de diretores e pais de alunos, já que não nos restringimos apenas ao combate ao uso de drogas e abordamos também sobre o trânsito e o combate ao bullyng e outros temas relevantes a nossa sociedade”, explicou o comandante. Para ele, a ronda escolar é fundamental no ambiente educacional.

O secretário municipal de Defesa Social, Alexander Torres Maia, considera a Guarda Municipal uma grande aliada nas ações educacionais e afirma que os investimentos feitos na instituição são fundamentais para os resultados positivos. Para o secretário, é preciso que esse trabalho seja intensificado cada vez mais. ”Nosso corpo técnico é qualificado e capacitado para desenvolver esse trabalho com eficiência. Com a presença efetiva da Guarda Municipal nas escolas e seu entorno e através do contato direto com alunos, pais e professores, além da abordagem constante sobre diversos temas, conseguimos reduzir de forma significativa as ocorrências de atendimentos nas escolas e na comunidade escolar, relativas a furtos, roubos e tráfego de drogas, por exemplo”, justifica o secretário.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30930/visualizar/