Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sábado - 17 de Junho de 2017 às 16:07
Por: Redação TA c/ MCTIC

    Imprimir


Foto: Divulgação

Estão abertas até a terça-feira (20) as inscrições para o Prêmio Jovens Pesquisadores, realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade. Serão selecionados dois projetos – um de mestrado e outro de doutorado –, em nível mundial, que utilizem recursos inovadores de dados sobre a biodiversidade mobilizados por meio da rede GBIF. Acesse este link para mais informações.

30 anos do CNPEM

Em 1º de julho, o Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM) promove uma programação especial em seu campus, em Campinas (SP), para comemorar os 30 anos de fundação da instituição. Na edição deste ano do Ciência Aberta, os visitantes poderão visitar as áreas de engenharia do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) que estão desenvolvendo os componentes do Projeto Sirius, além de participar de ações de iniciação científica para todas as idades. Saiba mais nesta página.

Universo no interior da matéria

O LNCC promove, nesta quarta-feira (21), a palestra "O majestoso universo no interior da matéria", com o físico e pesquisador José Abdalla Helayël-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Na palestra, que será realizada às 14h, ele vai falar sobre os avanços mais recentes da chamada Física de Interações Fundamentais, que realiza o estudo das forças básicas que regem o comportamento da matéria e da radiação de Universo visível e daquele chamado Universo Escuro. Saiba mais.

Efeito da radiação cósmica em equipamentos espaciais

Ficam abertas até 25 de junho as inscrições para os interessados em participar do seminário sobre Estratégias de Mitigação aos Efeitos da Radiação Espacial em Field Programmable Gate Arrays (FPGAs), promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento, que acontece em 28 de junho, em São José dos Campos (SP), é destinado a profissionais, pesquisadores e alunos que trabalham com componentes eletrônicos para sistemas espaciais e satélites e tem entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação

As inscrições para participar da 16ª edição da Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação (BSCG, na sigla em inglês) se encerram em 30 de junho. Os interessados devem se registrar nesta página. O evento acontece de 10 a 21 de julho, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ). Saiba mais neste link.

Curso gratuito no ON

Estão abertas as inscrições para o curso a distância "O Sistema Solar", no site do Observatório Nacional. Gratuito, o curso é voltado para o público não especializado em ciências exatas e não exige conhecimento prévio. Tem duração de quatro meses a partir de 3 de julho. Clique aqui para mais informações.

Curadoria digital

Os interessados em atenderem à palestra "Curadoria Digital em Instituições de Memória Cultural: criação, realização e disseminação de acervos", que será proferida pelo curador digital da British Library, Aquiles Alencar Brayner. O evento, que acontece em 4 de julho, é promovido Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Mais informações podem ser obtidas nesta página.

Ciência de superfícies

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) abre as portas do seu Laboratório de Ciência de Superfícies (LCS), de 5 a 7 de julho, para estudantes de pós-graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais interessados em participar da segunda edição do AFM Workshop. A programação será pautada em introdução às técnicas de microscopias de varredura por sonda, suas aplicações e o estado da arte da tecnologia nesse campo do conhecimento. Mais informações podem ser acessada aqui.

Incubadora LNCC

Estão abertas até 14 de julho as inscrições para empreendimentos inovadores interessados em ter acesso aos serviços oferecidos pela Incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O edital 01/2017 vai selecionar projetos que demonstrem potencial inovador e viabilidade técnica e mercadológica com afinidade com as pesquisas desenvolvidas no LNCC. Mais informações aqui.

Escola de Inverno do ON

O Observatório Nacional abriu inscrições para a Escola de Inverno, que será realizada entre 26 e 28 de julho para alunos de graduação em Ciências Exatas. Sistema Solar, Exoplanetas, Evolução Estelar, Galáxias e Cosmologia Observacional são os cincos temas de cursos oferecidos gratuitamente. As aulas serão ministradas na sede do ON, no Rio de Janeiro, por pesquisadores que apresentarão as técnicas observacionais mais avançadas e as descobertas mais recentes da astronomia. Mais informações aqui.

Doutorado na Alemanha

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), lançam edital para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha. O objetivo é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha em todas as áreas do conhecimento. São oferecidas 30 bolsas pelo CNPq, 30 pela Capes e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior. Mais detalhes aqui.

Escola Brasileira de Luz Síncrotron

Entre 10 e 21 de julho, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) promove a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações. A iniciativa busca ampliar a capacitação da comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos postulantes a desenvolverem pesquisas com técnicas de luz síncrotron. Mais informações podem ser acessadas aqui.

História da ciência

Estão abertas as inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página.

Escola Brasileira de Probabilidades

De 31 de julho a 5 de agosto, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) organiza a 21ª edição da Escola Brasileira de Probabilidade. O evento, no Rio de Janeiro (RJ), vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros em minicursos, plenárias e sessões de pôsteres para discutir os rumos e as tendências neste campo de estudo. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Apoio a eventos

CNPq e Finep lançaram chamada pública de apoio a eventos científicos, nacionais ou internacionais, como congressos, simpósios, workshops, seminários e ciclos de conferência. Ao todo, serão destinados R$ 17 milhões, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto. O cronograma de inscrições varia de acordo com o evento. Para saber mais, clique aqui.

Pós-graduação no Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abriu inscrições para 64 vagas nos programas de pós-graduação, distribuídas no mestrado em Agricultura no Trópico Úmido; e Clima e Ambiente, além dos cursos de doutorado em Ecologia; Ciências de Florestas Tropicais; Botânica; e Genética, Conservação e Biologia Evolutiva para ingresso no segundo semestre de 2017. A seleção inclui análise curricular (eliminatória), análise do projeto (eliminatória) e entrevista (classificatória). Clique aqui para saber mais.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30941/visualizar/