Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 30 de Junho de 2017 às 08:56
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto : Anderson Acendino SES/MT

A Assessoria Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) iniciou na tarde desta quinta-feira (29.06) uma oficina de capacitação com gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Desde 2015 a entidade vem desenvolvendo um programa de apoio às secretarias estaduais de Saúde de todo o país, cujo principal objetivo é o de melhorar a gestão em seus diversos níveis.

O encontro prossegue durante esta sexta-feira (30) e tem a participação de secretários adjuntos, diretores, superintendentes, coordenadores, assessores e técnicos do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES. Na recepção aos técnicos, a secretária executiva de Saúde, Fátima Ticianel, deu as boas-vidas e destacou o apoio do Conass.

“O governador Pedro Taques já definiu que a saúde é prioridade e o aprimoramento da gestão é essencial para melhorar cada vez mais os serviços”, afirmou Fátima, que, mediante um termo de cooperação, acertou a vinda dos técnicos durante a realização de um encontro do Conass em Brasília na penúltima semana de maio.

As oficinas são conduzidas pelo coordenador-técnico do Conselho, René Santos (do Paraná), e pela assessora técnica Maria José Evangelista (de Sergipe). “O Conass é a voz coletiva, representa as instituições junto ao Ministério da Saúde”, disse Santos, que já desempenhou o cargo de secretário estadual de Saúde do Paraná e também várias funções executivas no Conass.

O coordenador explicou que desde 2015 a entidade vem atuando fortemente em cada Estado por meio de um programa de apoio às secretarias estaduais de Saúde em diversas áreas. O Amapá foi o primeiro dos sete estados que já recebeu a equipe. “Uma das ações é o desenvolvimento de um projeto visando à recuperação gerencial das secretarias”, explicou o coordenador-técnico.

Após a abertura da reunião, cada um dos adjuntos e os responsáveis pelas diversas áreas fizeram uma exposição sobre as principais dificuldades encontradas em seus setores. “Nesta sexta-feira, serão definidas as estratégias para se construir um plano de ação junto com o Conass e que terá o acompanhamento e monitoramente”, afirmou René Santos.

O programa desenvolvido pelo Conass tem foco na eficiência e na organização de serviços por meio de Redes de Atenção à Saúde (RAS), coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (APS). Foram definidas sete áreas temáticas para o desenvolvimento de produtos a serem utilizados: Reestruturação Gerencial; Atenção Hospitalar; Atenção Ambulatorial Especializada; Gestão e Governança Regional; Atenção Primária à Saúde; Assistência Farmacêutica; e Regulação.

Orientação estratégica

Esta oficina desenvolvida pelo Conass integra um conjunto de ações desenvolvidas pela SES. Na quarta-feira (28), gestores iniciaram encontros que fazem parte da formulação estratégica de gestão. Entre 28 de junho e 15 de julho serão realizados seis encontros das quais participam secretários-adjuntos, superintendentes, assessores, diretores, representantes da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Nas reuniões, conduzidas pelo NGER, por meio das assessoras técnicas Luceni Grassi de Oliveira e Hugna Mayre de Oliveira, os participantes estarão empenhados na construção da agenda atual da gestão e na orientação estratégica para a implementação do Plano Estadual de Saúde (PES/PPA) 2016-2019, no segundo semestre de 2017 e 2018.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31269/visualizar/