Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 26 de Fevereiro de 2016 às 11:43
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A ampliação dos investimentos em educação e capacitação da população mostram que Mato Grosso está na contramão da crise e cria alternativas e oportunidades. A avaliação é do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), que participou da inauguração da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Nova Mutum, na noite desta quinta-feira (25).

A unidade oferece, apenas neste ano, mais de quatro mil vagas nos cursos de educação profissional nas áreas de alimentos e bebidas, construção, gestão, saúde, segurança do trabalho e tecnologia da informação e automotiva. Em dois anos, serão mais de 10 mil vagas disponíveis. 

O local tem capacidade para receber 1,3 mil estudantes por dia em uma área total de 4.824,63 m², que comporta nove laboratórios, 20 salas de aulas e biblioteca.

“Enquanto muitos choram na crise, Mato Grosso está buscando alternativas e vem crescendo, oportunizando a capacitação para as pessoas nestas unidades como o Senai vem fazendo. É desta forma que vamos superar a crise, com união, criatividade e sobretudo, com educação”, afirmou Maluf.

O deputado destacou a modernidade da obra e lembrou que esse investimento promovido pelo Senai vai resultar em capacitação da população da região e atração de novas empresas para se instalarem na localidade.

“Essa unidade vai transformar a realidade das pessoas que vivem aqui, pois poderão se capacitar, oportuniza a vinda de empresas para investimento na região, pois teremos mão de obra qualificada. A Assembleia Legislativa se coloca a disposição do setor industrial e empresarial para trabalharmos juntos em prol dessa transformação que está sendo promovida pelas instituições”, disse o presidente.  

Com laboratórios de informática, manutenção de microcomputadores, corte e costura, panificação, elétrica e automação, manutenção, mecânica e máquinas operatriz, a unidade também foi elogiada pelo vice-governador, Carlos Fávaro (PSD).

“Em um momento de crise histórica no Brasil, Nova Mutum está entre os principais geradores de emprego e ainda qualifica o cidadão. Hoje, recebe esse magnífico empreendimento que para o Governo do Estado, representa a transformação de um cidadão e de dias melhores para Mato Grosso”, comentou o vice.

O número de estudantes que terminam o curso no Senai e no primeiro ano, conseguem emprego é de 82%. Números como esse fizeram ter pela quarta vez, o título de melhor desempenho do Brasil. Só em 2015, foram 136 mil pessoas matriculadas em 119 municípios do Estado.

“E neste momento de crise, o Senai tem importância grande para as pessoas, pois podemos qualificar quatro mil por ano, muda a realidade da região, porque o empresário vai ter mão de obra qualificada, qualidade no produto e o cidadão tem aumento de salário por se capacitar”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan.

A inauguração contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, dos secretários de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin; de Educação, Permínio Pinto; de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda; de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; do gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira.

Também participaram do evento, os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e José Domingos Fraga (PSD), os prefeitos de Nova Mutum, Adriano Pivetta; do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB); do prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta e o chefe da Controladoria-geral da União, Sérgio Akutagawa.   





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3157/visualizar/