Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 26 de Fevereiro de 2016 às 11:32
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, promoveu nesta terça-feira (24.02), a confecção dos Registros de Identidade (RG) de 30 recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

De acordo com a assistente social Lenil Figueiredo, a confecção do documento é prioridade a partir do momento que o reeducando entra na unidade. “De posse do seu RG, o interno terá acesso a programas de auxílio social, atendimento médico na rede pública de saúde, inscrição em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, abrir conta em banco, entre outros”.

Após fazer a triagem dos custodiados, Lenil explica que é providenciada a declaração de insuficiência, que garante a gratuidade do registro. Em seguida os documentos são enviados para a Assembleia Legislativa e, numa data agendada, um fotógrafo e um papiloscopista vão até a unidade para colher a digital e fazer a foto dos recuperandos.

“Temos satisfação em realizar este trabalho no CRC, pois além de ser um direito de todo cidadão, é também um compromisso que assumimos no intuito de facilitar os trabalhos na unidade de prisional”, afirmou Benedito Pinto, responsável pelo Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa.

O programa visa resolver um antigo problema no sistema prisional, que é a e grande rotatividade de apenados sem documentos. Desde outubro de 2015 mais de 200 internos foram beneficiados com o projeto. Na próxima semana está prevista uma nova ação para emitir mais 40 Registros de Identidade no CRC.

“Com essa atitude, proporcionamos mais dignidade, oportunidade e disciplina dentro do sistema prisional, bem como a reintegração social desses recuperandos”, ressaltou Wincler de Freitas Teles, diretor da unidade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3158/visualizar/