Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 17 de Julho de 2017 às 14:22
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Luiz Alves

Pelo menos 39 bairros de Cuiabá passam a contar com as atividades do Programa Esporte e Lazer das Cidades (Pelc), retomado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Cerca de R$ 5 milhões serão investidos em ações esportivas nas comunidades periféricas da Capital.

O programa, que está sendo retomado após quase dois sem operacionalidade, abrange crianças, idosos e portadores de deficiência. Para participar, o morador deverá ir até uma escola municipal ou um centro comunitário para efetuar a inscrição. Entre as atividades abonadas estão: futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, recreação, dança, ginástica para 3ª idade, ginástica geral, caminhada orientada, música (violão e flauta), teatro, trabalhos manuais, xadrez, futebol americano, capoeira, karatê, judô e jiu jitsu.

Conforme o prefeito, um projeto dessa magnitude não poderia passar despercebido em sua administração. "Perder uma oportunidade como essa, que traz mais dignidade e qualidade à vida das famílias cuiabanas seria um retrocesso na diretriz humanizada, que pretendemos. Quando fui me inteirar, o que era o ‘Pelc’, não poderia abrir mão desse programa voltado aos bairros carentes, que vai atender pessoas de 07 a 107 anos de idade, com várias práticas de modalidades desportivas e que vai poder qualificar, disciplinar e cuidar da qualidade de vida das pessoas, não poderia ser perdido”, ressaltou o Pinheiro.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, destacou a importância de se investir no intelecto do ser humano, usando como exemplo as crianças da banda da escola, que embalou o inicio da cerimonia apresentando o hino nacional. “Quero aqui deixar registrado meu agradecimento especial à nossa equipe que agarrou esta oportunidade com todas as forças e possibilitou que todos nos estejamos reunidos para celebrar este momento. Este é uma ação totalmente voltada no propósito de oportunizar a quem que não tem condições financeiras para praticar um esporte ou aprender a tocar uma música e poder se inserir nesse contexto”, reforçou o secretário.

Para a secretaria-adjunta de Educação Edilene Machadok, a única maneira de tirar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade é incentivar o esporte e investir na educação. “Aproveito o momento para lembrar que Cuiabá é uma das únicas capitais brasileiras que tem professores de educação física a partir dos 4 anos de idade. E que projetos como o Pelc e como o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ só reforçam essa necessidade. A Secretaria de Educação quer caminhar lado a lado com a Secretaria de Esportes na realização de projetos como esses”, destacou a adjunta.

Um dos responsáveis para que o Pelc realizasse foi o secretario-adjunto de Esportes, Edilson Odilon, que não mediu esforços para colocar ao conhecimento do prefeito o programa federal. “E o prefeito nos deu carta branca para que fossemos atrás da documentação necessária e pudéssemos reativar o programa e estar aqui hoje promovendo este encontro que vai beneficiar os bairros carentes da capital” ressaltou o adjunto.

“Hoje é um dos dias mais felizes para mim, que venho lutando para que o programa fosse retomado e suas ações benéficas fossem devolvidas à população. Confesso que estou realizando um sonho”, disse o coordenador Weiboll Rocha Weimer.

O programa foi lançado na sexta-feira na Escola Ranulfo Paes de Barros, no bairro Santa Isabel. O vice-prefeito Niuan Ribeiro e vereadores participaram da solenidade.

Bairros que receberão o Pelc

Regional Norte (09 núcleos): Verdinho, Jardim Vitória, Residencial Paiaguás, 1° de Março, Novo Paraíso, Jardim Brasil, Morada do Ouro, Jardim Florianópolis e Lagoa Encantada CPA III.

Regional Sul (13 núcleos): Tijucal, Liberdade / Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Pedra 90 (Caique e Associação Coxiponense de Deficientes), São Gonçalo Beira Rio, Nova Esperança, Parque Atalaia, Voluntários da Pátria, Vila verde, Residencial Coxipó /Getúlio Vargas, Santa Laura / Jardim Fortaleza e Altos do Parque.

Regional Leste (10 núcleos): Praeiro, Pedregal, Planalto, Dom Aquino, Bela Vista, Canjica, Novo Horizonte, Dr. Fábio, Lixeira e Boa Esperança.

Regional Oeste (07 núcleos): Cidade Verde, Quilombo, Palácio das Artes / Verdão, Ribeirão do Lipa, Jardim Independência, Santa Isabel e Alvorada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31687/visualizar/