Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 17 de Julho de 2017 às 14:49
Por: Redação TA c/ PJC-MT

    Imprimir


O programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), atende e oferece diversos serviços gratuitos e encaminhamentos na unidade do Ganha Tempo, em Cuiabá, nesta segunda-feira (17 de julho). A ação é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social do Estado (Setas-MT), que tem realizado eventos pontuais como o objetivo de promover a cidadania.

Dentre os serviços estão a emissão de segunda via de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de encaminhamentos para mediações judiciárias como guarda de menores, pensão alimentícia e divórcio.

Seu Elias Manoel da Silva, de 59 anos, esteve no posto do Ganha Tempo para fazer a segunda via do seu RG. Ao chegar lá ele procurou os agentes da Justiça Comunitária e saiu satisfeito. “Minha identidade era muito antiga e precisava tirar a segunda via. Fui muito bem atendido e foi muito bom”, disse.

O mesmo ocorreu com a vigilante Ana Sara da Silva. Ela perdeu seu RG e também precisava fazer a segunda via. Ela achou mais fácil e considerou que o serviço oferecido pela Justiça Comunitária facilita muito a vida do cidadão. “Eu não sabia que tinha esse serviço aqui e foi muito bom, resolveu o meu problema. Meu filho também vai precisar e já vou falar pra ele vir direto aqui”, comentou.

Para o coordenador do programa Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, a parceria com a Setas tem sido uma via de mão dupla, já que são diversas ações de cidadania e também de inclusão social. “Nós, através da Justiça Comunitária, trouxemos hoje diversos serviços e o objetivo é propiciar cada vez mais essa interação entre os Poderes e levar serviços que dificilmente têm chegado aos bairros”.

O juiz explica que a Justiça Comunitária faz especificamente os encaminhamentos aos órgãos competentes, como Defensoria Pública e Procon, por exemplo. “Estamos com a nossa equipe de agentes levando serviços, esclarecendo e direcionando os casos que nos são procurados. Além disso, continuamos com as nossas ações aos sábados, com os serviços nos bairros, nas comunidades, a cada 15 dias. Através dos agentes temos fomentado essas ações que têm tido resultados efetivos”.

Serviço – Os agentes da Justiça Comunitária atendem no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, na capital, às sextas-feiras, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h30.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31692/visualizar/