Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 18 de Julho de 2017 às 09:12
Por: Redação TA c/ MCTIC

    Imprimir


Foto; Divulgação
Olimpíada Internacional de Matemática reúne craques de 112 países.
Olimpíada Internacional de Matemática reúne craques de 112 países.

Jovens de 112 países participam a partir desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, da 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Com o recorde de 623 estudantes, o evento é realizado no Brasil pela primeira vez. Em 2016, a delegação brasileira alcançou o melhor resultado do país – a 15ª posição no quadro geral com cinco medalhas de prata e uma de bronze, em Hong Kong.

O time nacional para esta edição foi escolhido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) entre um grupo de 30 estudantes do ensino médio que, desde o ano passado, vem recebendo treinamento intensivo. Três deles fizeram parte da delegação que foi para Hong Kong.

Representam o país André Yuji Hisatsuga, 17, e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 18, de São Paulo; Bruno Brasil Meinhart, 16, e George Lucas Alencar, 18, do Ceará; João César Campos Vargas, 19, de Minas Gerais; e Davi Cavalcanti Sena, de 17 anos, de Pernambuco. João César e Pedro Henrique ganharam medalha de prata em 2016, enquanto George Lucas trouxe o bronze.

Para estimular a participação feminina, a edição brasileira traz uma inovação que vai ser incorporada às outras edições do evento. O Troféu Impa Meninas Olímpicas vai agraciar as cinco estudantes que mais contribuírem para o resultado de suas equipes.

A realização da IMO faz parte do Biênio da Matemática 2017-2018, evento com apoio do MCTIC que traz para o país, até 2018, os principais eventos mundiais da disciplina, além de envolver o público brasileiro no universo da matemática. Este ano já foram promovidas a Bienal da Matemática e o Festival da Matemática. Em 2018, o Brasil recebe o Congresso Internacional de Matemáticos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31708/visualizar/