Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 16:07
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Os números, as ações e as estratégias da política de segurança pública do Estado de Mato Grosso foram apresentados aos vereadores de Cuiabá na tarde desta terça-feira (23.02), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
 
Dentre os números apresentados, ganharam destaque o aumento do efetivo das forças de segurança em 2015 e do orçamento da pasta, que passou de pouco mais de R$ 80 milhões em 2015 para R$ 350 milhões em 2016. Um salto de 332%.
 
O secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, apresentou ainda o resultado total do Estado e de todas as regiões que tiveram queda nas taxas de homicídio, no ano de 2015. Em Cuiabá, após sucessivos aumentos em anos anteriores, foi registrada queda de 5% no número de assassinatos.
 
"Foi extremamente produtiva a reunião. Os vereadores são representantes legítimos da população e conhecem segurança pública e a demanda do cidadão. É muito bom este encontro para ampliar a discussão sobre segurança pública. Quanto mais discutirmos, melhor construiremos uma estratégia da política de segurança pública que repercuta na vida do cidadão", destacou o secretário.
 
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Toninho de Souza, enfatizou a importância do encontro para conhecer os números já conquistados e os avanços que ainda precisam acontecer. "Este governo é o que mais tem investido no aparelhamento da Segurança Pública. É muito importante a abertura que a Sesp está fazendo para dar informações do que está sendo feito e ouvir os representantes da população. A segurança pública precisa de homens preparados, equipamentos e informações para definir estratégias", disse o parlamentar.
 
Participaram do encontro o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre; o comandante da Polícia Militar, coronel PM Gley Alves de Castro; o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel PM Julio Cezar Rodrigues; o diretor da Politec, Rubens Okada; e os vereadores Toninho de Souza, Faissal Calil, Renivaldo Nascimento e Dilemário Alencar.
 
Audiência Pública
 
No encontro, ficou definida a realização de uma audiência pública para discutir com a população as estratégias de segurança pública. Os vereadores aceitaram levar o tema para um debate na Câmara de Vereadores de Cuiabá.
 
"Queremos ouvir a população e também falarmos sobre as propostas, estratégias e a política de segurança pública", disse Galindo.
 
"A população precisa ver o que a segurança pública tem feito. Há de se reconhecer que o governo tem investido em policiamento. Os dados apresentados na reunião mostram o resultado deste trabalho e é importante para a população conhecer. A segurança pública não está de braços cruzados", concluiu o vereador Toninho de Souza.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3212/visualizar/