Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 14:48
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregará 100 cadeiras de rodas motorizadas durante o primeiro semestre deste ano. A primeira remessa será nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), às 13h30, na unidade, a 35 pacientes que moram na Baixada Cuiabana e cidades do interior do estado. As demais cadeiras serão entregue no final dos meses de março e abril, em data a ser confirmada posteriormente.

A diretora do Cridac, Flávia Tortorelli, explica que entrega das cadeiras de rodas motorizadas é com base no pregão 0005/2014/SES/MT, vencido pela empresa Ethnos Indústria e Comércio de Produtos Ortopédicos Limitada. Flávia acrescenta que foi aberto um novo pregão para aquisição de novas unidades, com previsão para entrega no segundo semestre do ano.

A diretora do Cridac destaca a importância da conquista para os pacientes e o empenho do Governo do Estado em priorizar as ações na saúde. “Hoje demos um grande passo para o processo de reabilitação desses pacientes e também para a história do nosso estado”, destaca Flavia.

As cadeiras foram adaptadas à patologia de cada paciente. E para facilitar a locomoção, pacientes e familiares receberam orientações sobre o uso e manutenção do equipamento. Por meio de um controle – chamado joystick – a cadeira motorizada possibilita fáceis deslocamentos, com mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa.

De acordo com a portaria nº 1.272 do Ministério da Saúde, o equipamento é indicado às pessoas que apresentam comprometimento da mobilidade, são dependentes de cadeira de rodas para a locomoção e que, por algum motivo, não conseguem impulsionar de forma independente uma cadeira de rodas manual.

Pacientes com patologias como paralisia cerebral, tetraplegia, sequelas de poliomielite, doença neurônio motor, polineuropatia, distrofia muscular, miopatias congênitas, entre outras são indicados ao uso da cadeira de rodas motorizada, conforme a portaria do Ministério. Para indicação, o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por um neurologista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3218/visualizar/