Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 11:27
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já iniciaram suas atividades ofertando esporte, cultura e recreação às crianças e adolescentes carentes de Cuiabá. As atividades acontecem nos próprios  centros de referência durante o contraturno escolar.

Fazem parte dos serviços o programa Siminina, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). 

As crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social no bairro Pedra 90 tiveram aulas de karatê e puderam soltar a imaginação durante o filme do Peter Pan, que conta a historia do garoto que se recusa a crescer, dirigido por Joe Wright. Já as crianças atendidas pelo centro de referência de Assistência Social no bairro Jardim Araçá tiveram aulas de jiu jítsu.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, as atividades são de extrema importância, pois auxiliam as crianças em seu desenvolvimento motor, psicológico e social.

“Isso faz parte do processo de formação das crianças que estão dentro de um contexto de construção para que eles sejam formados bons cidadãos. Com essas atividades são ensinadas disciplina e respeito e explicamos a relação entre família e como deve ser o bom convívio familiar”, afirma.

Além das atividades, as crianças participantes e suas famílias têm acompanhamento de uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, com o objetivo de fortalecer os laços familiares. “Tudo isso é parte de um processo de formação e aprendizado que eles estão constantemente desenvolvendo conosco. E esperamos continuar ofertando essas atividades”, finaliza.

Somente no ano passado, 3.707 crianças e adolescentes foram atendidos nos Serviços de Convivência, sendo que 940 meninas de 06 a 14 anos foram atendidas especificamente pelo programa Siminina.  Atualmente, o Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3227/visualizar/