Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 17 de Agosto de 2017 às 18:38
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano/GCom-MT
Durante 45 anos a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias.
Durante 45 anos a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias.

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou novo edital de gestão do Museu Histórico de Mato Grosso e Residência dos Governadores, ambos em Cuiabá. As inscrições das instituições interessadas em administrar estes equipamentos culturais vão até 15 de setembro. O chamamento público está amparado, entre outros, na Lei Federal nº 13.019, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil (OSC).

O Museu Histórico de Mato Grosso ocupa o prédio do antigo Thesouro do Estado com 782,48m², localizado na Praça da República, centro de Cuiabá. A Residência dos Governadores está na rua Barão de Melgaço, também no centro da Capital. O prédio foi tombado como patrimônio do estado em 1983.

A administração destes dois equipamentos inclui as ações de planejamento, gerenciamento, conservação e divulgação dos acervos museológicos e deve acontecer nas áreas de atuação, gestão e divusão/formação. A primeira corresponde às atividades de gerenciamento administrativo e operacional do museu.

Já a área de difusão/formação corresponde ás atividades técnicas que materializam a razão de existir dos museus e dos programas culturais a eles relacionados como preservação do patrimônio museológico, pesquisa, divulgação e contribuição para a educação, identidade e cidadania.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32277/visualizar/