Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 20 de Agosto de 2016 às 16:15
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa/Setas-MT
Pessoas Com Deficiência (PCD) receberão uma nova oportunidade para qualificação profissional gratuita, no início do mês de setembro.

Isso porque, por meio do programa Emprega Rede, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) irá fornecer cerca de 40 vagas de capacitação.

São cursos de operador de computador e auxiliar administrativo, com 160 horas de aulas presenciais, segundo informa a superintendente do Serviço Nacional de Emprego (Sine), Rosane Belém. O local das aulas ainda será definido.

“O Programa Emprega Rede tem foco na inclusão social e produtiva para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, entre elas os PCDs. É essencial para nós, enquanto Governo do Estado, podermos auxiliar essas pessoas”, considerou a gestora.

Os interessados em participar devem se cadastrar no Sine. As vagas são ofertadas por meio da parceria firmada entre a Setas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O representante do setor comercial do Senac, Gustavo Aschar, destacou a importância da atuação conjunta.

“Temos preocupação em formar bons profissionais e atendemos com cuidado cada público nosso. E agora, com mais essa parceria, estamos viabilizando a qualificação exclusiva para as pessoas com deficiência, que de repente, não teriam outra oportunidade como essa”.

Ainda neste mês de agosto, uma turma concluiu o curso de auxiliar administrativo e, com isso, está sendo encaminhada para o mercado de trabalho. Uma das auxiliadas foi Wancléia Amaral, de 33 anos. “Entrei no curso, concluí e agora já fui chamada para fazer entrevista em empresas”, comemorou.

Emprega Rede

O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável.

São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, do tráfico de pessoas e do trabalho infantil, que são conduzidas para o mercado de trabalho, cursos de qualificação e outras oportunidades.

As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede.

Trabalho

O Emprega Rede oferece 23 oportunidades de trabalho para PCDs. Os cargos disponíveis são de auxiliar de crédito, auxiliar de limpeza, estoquista, operador de caixa, atendente de telemarketing, entre outros.

As vagas podem ser preenchidas ou expirarem a qualquer momento. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e os candidatos devem portar documentos pessoais, carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS).

Nos postos do Sine também são realizadas solicitações do seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho digital e cursos de capacitação profissional. Consulte também o portal http://maisemprego.mte.gov.br  e acompanhe as vagas de emprego em cada região.

O Sine Matriz, de Cuiabá, fica localizado na Rua Baltazar Navarros, nº 567, bairro Bandeirantes, região central.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/324/visualizar/