Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 24 de Agosto de 2017 às 19:41
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto; Sema-MT

Os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram na semana passada de um curso de primeiros socorros e combate a incêndio ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A capacitação ocorreu três semanas após o incêndio que afetou a sala da superintendência de atendimento ao cidadão, na sede da secretaria.

Conforme os soldados do Corpo de Bombeiros, João Keney Felisberto e Guilherme Nascimento, é importante o servidor saber noções básicas de primeiros socorros e também adotar medidas preventivas imediatas. “A intenção é deixá-los preparados para qualquer tipo de emergência”, disse João.

Entre os temas ensinados ao longo dos dias 14 a 17 de agosto, estiveram: como fazer o uso de extintores, das saídas de emergências, identificação de sinalização e rotas de fuga, além de procedimentos que devem ser realizados em situações adversas registradas no dia a dia do servidor, entre elas, queimaduras e respiração boca a boca em caso de emergência.

A servidora Mayara Fernandes de Almeida, 29 anos, gerente de contratos, que trabalha há um ano na Sema, explica que não sabia como reagir a um acidente de trabalho em caso de emergência. "Com o curso estou apta a socorrer pessoas em diversas situações, como engasgamento, sei como evitar a inalação de fumaça ou consigo saber o que fazer caso aconteça um acidente automobilístico em viagem a trabalho."

Pode parecer simples, mas é necessário saber usar corretamente o extintor de incêndio para poder conter um princípio de incêndio.. “O socorrista deve usar o extintor correto, por exemplo: nunca usar um extintor de água em um incêndio de fiação elétrica, deve-se usar o de gás ou de pó. É necessário ter uma visão técnica de segurança”, explica Nascimento.

Sobre o incêndio

O incêndio ocorreu na tarde do dia 26 de julho, na sala ao lado do gabinete. Devido à ação rápida da equipe do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o fogo não se alastrou para outros departamentos e foi controlado rapidamente. Ninguém ficou ferido. Uma análise preliminar do Corpo de Bombeiros apontou que o fogo teve início no ar-condicionado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32441/visualizar/