Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 31 de Agosto de 2017 às 17:25
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Agostinho Bizinoto no filme Ao Sul de Setembro, longa-metragem de Amauri Tangará
Agostinho Bizinoto no filme Ao Sul de Setembro, longa-metragem de Amauri Tangará

O Espaço Cultural Teaf reinicia suas atividades nesta quinta-feira (31) com a exibição do filme Ao Sul de Setembro, do cineasta mato-grossense Amauri Tangará. O ponto de cultura de Alta Floresta faz parte da nova rede de pontos de cultura selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

A exibição do filme será às 20h no espaço do Teatro Experimental de Alta Floresta. O filme não tem classificação indicativa, é destinado a todos públicos e o ingresso tem valor voluntário, ou seja, o espectador paga a quantia que desejar.

Ao Sul de Setembro tem participação de Agostinho Bizinoto, fundador do Teaf, que interpreta o personagem Geraldo. A apresentação do filme busca manter viva a memória e luta de Bizinoto pela arte e pela cultura, especialmente na cidade de Alta Floresta, onde ele dedicou quase 30 anos de sua vida à defesa e fortalecimento do setor cultural.

Para Ronaldo Adriano, a exibição deste filme é bastante simbólica. “Ele foi uma pessoa muito importante para cultura de Alta Floresta e para Mato Groso por tudo o que fez. Entendemos que a voz dele precisa continuar a ser ouvida. Exibir o filme em que ele atua, é muito significativo, pois o personagem que interpreta tem muito a ver com Agostinho, é um personagem que acredita na esperança, no amor e na arte e isso lembra muito ele.”

O filme

Convidada por um amigo a escrever o roteiro de um filme, a jornalista Clara encontra-se com o velho garimpeiro Geraldo, um aficcionado por cinema, e este lhe conta a história de um poeta que viveu na zona rural de Chapada dos Guimarães e que, durante muitos anos, esperou por sua amada à beira de uma estrada com um poema e um buquê de flores, sem jamais perder a esperança de um dia revê-la. Os poemas ele colava nas paredes da velha casa e os buquês, espalhava pelo quintal.

O CineParede é uma das atividades da programação do Espaço Cultural Teaf que tem como objetivo agregar agentes culturais que articulam e impulsionam conjuntos de ações em suas comunidades. Os Pontos de Cultura têm por finalidade articular, receber e disseminar as iniciativas culturais vindas da sociedade civil e de agentes culturais.

Entre as outras atividades previstas pelo Espaço Cultural Teaf está um novo espetáculo teatral, além de exposições, shows musicais e programação de visitação na biblioteca Anderson Flores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32603/visualizar/