Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 08 de Setembro de 2017 às 12:52
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Divulgação

Cuiabá recebeu da Ong Internacional Food Police Manager o prêmio selo “Alimentação Consciente Brasil”, resultado de um trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal com alimentação balanceada, iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Cuiabá. O trabalho de reeducação alimentar com os alunos reduziu em até 20% o consumo de alimentos de origem animal nas unidades escolares.

Com isso, Cuiabá, que atingiu a excelência entre outras cidades do mundo, passa a ser a primeira cidade brasileira a receber o reconhecimento. A premiação entregue pela Ong ainda é definida pelas práticas de uma alimentação sustentável e saudável para os alunos das escolas públicas.

Participaram da solenidade de entrega de premiação Alan Darer, gerente da ONG internacional, Mariana Vidotto, especialista em Políticas Alimentares e representante da ONG no Brasil, além da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Claudia Maria Ourives Figueiredo.

A premiação conferida à Prefeitura de Cuiabá permite alavancar linhas de créditos especiais de recursos do governo federal para aplicar na merenda escolar no Restaurante Popular.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou o empenho e esforço de todos por uma melhor educação e uma alimentação mais saudável. “Nós cuiabanos estamos orgulhosos desse prêmio, que representa o esforço que mantemos para uma boa educação e alimentação cada vez mais saudável”, disse o prefeito.

“Estou muito feliz com mais essa grande notícia e, com isso, vamos ter uma alimentação cada vez melhor e mais saudável para as nossas crianças, agora muito mais orgulho de ser cuiabano”, acrescentou Pinheiro.

Segundo Mariana Vidotto, o selo “Alimentação Consciente Brasil” é um programa sem fins lucrativos que trabalha para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável. Junto a profissionais encarregados de serviços de alimentação e todo o País, são indicados cardápios saborosos e nutritivos, opções sem carne. “Uma mudança que promove saúde e protege o meio ambiente, enquanto contribui na redução de custo para os refeitórios”, acrescentou Mariana Vidotto.

Ela ainda citou as iniciativas em Cuiabá de reunir pequenos produtores para a entrega direta de alimentos ao Poder Público, diminuído com isso até o custo da alimentação aos alunos. “No caso das crianças, os alunos têm redução de 20% de carne vermelha em suas alimentações, ou seja, menos proteína vegetal uma vez ou duas vezes na semana”, destacou a coordenadora do Conselho, Claudia Maria Ouriveis Figueiredo de Souza.

O projeto também vai atender as famílias carentes da capital. Para isso, já foi definida uma série de treinamento e qualificação com entidades filantrópicas que atendem essas mesmas famílias. O trabalho também será coordenado pelo Conselho, que tem a missão de organizar a distribuição de alimentos na rede municipal de ensino.

Segundo ela, o trabalho consiste em validar todos os programas de agricultura familiar junto com o programa da aquisição de alimentos. Os agricultores entregam os alimentos às entidades filantrópicas que repassarão para as famílias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32754/visualizar/