Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 12 de Setembro de 2017 às 16:41
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: SD BM E. Vieira
Concluintes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais chegam para encerramento vendados
Concluintes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais chegam para encerramento vendados

Familiares dos 36 participantes da 5ª Edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, assistiram à cerimônia de encerramento do curso nesta segunda-feira (11.09), no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Cuiabá. O curso tem o objetivo de preparar os bombeiros para as particularidades dos incêndios florestais nos biomas de Mato Grosso.

O CPCIF teve início no dia 12 de julho e contou com etapas de perícia ambiental, técnicas indígenas, desenvolvimento de plano de manejo em unidade de conservação e muito treinamento físico. Entre as atividades de treinamento aconteceu a escalada ao Morro de Santo Antônio, a marcha de Cuiabá a Chapada dos Guimarães e as noites de acampamento sob o frio que ocorreu no início do curso.

Como última prova, os alunos participaram de uma atividade não planejada, o combate ao incêndio florestal que atingiu a área do Campo de instrução Marechal Rondon da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. A primeira parte do da instrução aconteceu na área militar que sofreu com a entrada do fogo justamente no último dia do curso. Os alunos puseram o conhecimento à prova e combateram o incêndio, evitando que 2/3 da área fosse queimada.

Os cursistas foram do combate ao incêndio diretamente para a cerimônia de encerramento. A soldado BM Carollaine de Freitas foi a única militar feminina entre os alunos do CPCIF. Ela concluiu o curso que teve cinco desistências devido à exigência de preparo físico e mental. Carollaine destacou que as maiores dificuldades foram o frio de julho e a higienização pessoal sendo a única mulher do grupo. O cerimonial lhe concedeu a palavra e ela usou para agradecer a oportunidade, destacando a disciplina de Perícia Técnica como momento especial de aquisição de conhecimento.

O coordenador do CPCIF, tenente-coronel BM Jéferson Amarante, contou que é uma satisfação formar essa turma. Segundo ele, o diferencial do aluno formado no CPCIF é ser um bombeiro que, além de combater o incêndio como todos, também seja capaz de fazer o reconhecimento do incêndio e montar estratégias de enfrentamento com planejamento da distribuição da equipe no terreno.

O comandante-geral, Coronel BM Alessandro Borges, afirmou que o investimento em qualificação dos militares do CBM é a principal preocupação da corporação. O maior aumento de efetivo da instituição aconteceu nos últimos dois anos, isso exige tanto a formação dos novatos quanto a atualização dos mais experientes. O curso acontece no período proibitivo de queimadas para que os alunos aprendam sobre incêndios nas condições reais encontradas em campo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32807/visualizar/