Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Terça - 12 de Setembro de 2017 às 16:51
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: JLSiqueira/ALMT

Esta semana deve entrar em pauta de votação em sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei 426, de autoria do deputado Adalto de Freitas (SD), que trata sobre o Plano Diretor do Turismo e o Sistema Estadual do Turismo no estado. O intuito é promover a gestão descentralizada e participativa, com algumas normativas como o planejamento e a avaliação da política de desenvolvimento social e regional do turismo, a diversidade e a acessibilidade no setor, as tradições e a cultura do estado, o desenvolvimento, a promoção e a comercialização dos produtos turísticos da região.

O Plano Diretor do Turismo do estado de Mato Grosso tem como objetivo ordenar as ações do setor público, orientando a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo e deve ser elaborado no prazo de um ano. Já o Sistema Estadual de Turismo de Mato Grosso, instituído em caráter permanente, proposto pelo PL, tem por meta promover o processo de gestão descentralizada, integrada e articulada do turismo no estado.

“É visível a necessidade de alavancar o turismo no estado e, deste modo, aumentar a visibilidade do setor turístico no âmbito nacional e internacional, com ênfase nas potencialidades e vocação de cada região”, destacou Adalto, autor do projeto.

O secretário-adjunto de Turismo do estado, Luis Carlos Nigro, que defende o turismo como alternativa para ‘driblar’ a crise e fomentar a economia, disse que a iniciativa do deputado em apresentar esse projeto pode dar um novo rumo para o turismo no estado. “É muito bom termos deputados preocupados com os projetos do turismo do estado de Mato Grosso. Só fortalece o setor”, ressaltou.

Durante a abertura da Feira Internacional (FIT) Pantanal, principal evento do setor no estado, realizado em abril, Nigro destacou que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nos empregos formais nas atividades características do turismo, apontados no ultimo levantamento de 2013, o setor de alimentação é o que mais emprega no estado, com mais de quatro mil vagas, seguido pelo de alojamento, com mais de 3,8 mil.

Desde 2006, o setor que teve a mais elevada taxa de crescimento foi o de aluguel de transportes, 529,4 %. O que teve o pior resultado foi o de transporte terrestre, com saldo negativo de 59,3% no período.

“Neste sentido, cabe ponderar que o turismo é um segmento em pleno desenvolvimento, que se destaca pelas amplas oportunidades que pode trazer para a economia do estado, e é área determinante para contribuir na redução das desigualdades regionais”, defende Freitas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32810/visualizar/