Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 19 de Setembro de 2017 às 17:26
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, em Cuiabá, se mobilizaram para ajudar o próximo. Dessa vez, o foco são mulheres que lutam contra o câncer. Foi assim que surgiu o projeto “Fios de Alegria”, que na próxima segunda-feira (25) vai promover cortes de cabelo gratuito na escola, com objetivo de arrecadar os fios para a confecção e doação de perucas às pacientes.

Estimulados pela professora de Língua Portuguesa, Eliane Andrade da Silva, os estudantes se dividiram em grupo para pensar em projetos que pudessem ajudar a comunidade.

Foi aí que Maria Clara Sampaio, de 18 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Médio, começou sua mobilização e, ao lado de nove colegas de sala, desenvolveu a ideia.

A jovem vivenciou o câncer dentro da sua casa. Seu pai morreu dois meses após ser diagnosticado com a doença. “Eu vivi essa situação difícil e outras pessoas do grupo também já passaram por isso”, disse.

Para a estudante, o projeto é inédito em Cuiabá e tem como objetivo ajudar mulheres que perderam cabelos em decorrência dos efeitos colaterais durante o tratamento contra a doença. A ideia é promover a autoestima delas e melhorar o psicológico, que também é muito importante e faz a diferença no processo de cura.

“Depois que construímos o projeto, recebemos o apoio da gestão da escola, para que o evento acontecesse aqui no espaço escolar”.

Após conseguirem a adesão da escola, os estudantes foram em busca de patrocínio para a realização do projeto. O resultado foi a adesão de sete profissionais, que realizarão os cortes de cabelo durante todo o dia, de graça, na escola.

“A ação do projeto Fios de Alegria vai começar às 8h e só termina às 20h da segunda-feira (25). A intenção é colher todos os cabelos para produzir as perucas. Vamos levá-las prontas para o Hospital de Câncer e distribuir para as pacientes”, revelou.

Maria ressalta que o evento é aberto para toda a população que se sensibiliza com a causa. “Estamos todos mobilizados, ao lado da gestão escolar e dos professores. Queremos estar perto dessas pessoas, queremos que elas saibam que são lindas, mesmo sem o cabelo. É uma ação importante”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32948/visualizar/