Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 20 de Setembro de 2017 às 10:55
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto:Davi Valle

Fumaça, poeira e baixa umidade do ar. Combinação altamente nociva à saúde dos cuiabanos. E foi pensando em minimizar os prejuízos causados pelos fatores climáticos, especialmente nesta época do ano, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu lançar a ação ‘Respirar’, investindo na aquisição de 47 nebulizadores para dar mais qualidade de vida às crianças e idosos. Os equipamentos para inalação serão destinados exclusivamente às Unidades Básicas de Saúde (UBS). A distribuição está prevista para ocorrer a partir desta semana.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Milton Correa, todas as 91 unidades - entre Centros de Saúde e Programas de Saúde da Família (PSF) - já possuem os equipamentos. Contudo, os novos aparelhos adquiridos são mais modernos, potentes e com maior capacidade. Um único nebulizador pode atender até quatro pessoas que precisam de aerosol ao mesmo tempo, enquanto os atuais atendem apenas duas por vez.

“Estabelecemos como critério principal para a distribuição destes equipamentos a demanda. Portanto, daremos prioridade às unidades que atendem um maior número de pessoas com problemas respiratórios, especialmente àquelas localizadas na zona rural, cujas comunidades sofrem com a poeira o ano inteiro. Vale ressaltar que os 21 Centros de Saúde receberão os inaladores, uma vez que eles não atendem apenas pacientes com hora marcada”, explicou Correa.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo, ressalta que também está sendo considerado o perfil epidemiológico e demográfico dessas comunidades. Portanto, aquelas unidades que atendem um maior número de idosos e crianças serão priorizadas, já que esses grupos são os que mais sofrem com problemas relacionados ao aparelho respiratório.

Prevenção – a SMS reforça os cuidados necessários para a prevenção do surgimento e agravamento das doenças respiratórias, especialmente no período de estiagem. A orientação é colocar baldes de água, toalhas molhadas e umidificadores de ar nos ambientes, além da aplicação de soro fisiológico nas narinas, e da ingestão de bastante líquidos. Pessoas que fazem atividades físicas ao ar livre devem evitá-las entre 10 e 15h.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32961/visualizar/