Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 22 de Setembro de 2017 às 11:22
Por: Redação TA c/ Ascom-PM/MT

    Imprimir


Nesta quinta-feira (21.09) a Polícia Militar deu início à ‘Operação Região Norte Segura’, uma ação que leva reforço de policiais das unidades especializadas para dezenas de bairros da Grande Morada da Serra (CPA), em Cuiabá.

Além dos quase 100 policiais do 3º Batalhão, que diariamente fazem rondas e atendem chamadas nessa região, outros 100 do Bope, Rotam, Cavalaria, Trânsito e Ambiental estão nas ruas abordando, revistando e checando pessoas e veículos, tendo o apoio de helicópteros do Ciopaer.

Da lista de bairros beneficiados estão:CPA I, II, III e IV, Doutor Fábio, Três Barras, 1º de Março, Altos da Serra, Jardim Vitória, Jardim Brasil, Novo Paraíso, Aclimação, 1º de Março, entre outros.

O coronel Henrique Corrêa da Silva Santos, comandante do Cesp (Comando Especializado) da Polícia Militar, explica que essa ação é similar às operações realizadas mês passado na região do Pedra 90. Conforme Henrique, o foco é a prevenção, ou seja, fazer com que a presença forte da PM nas ruas evite a prática de crimes.

A atuação do Batalhão de Trânsito, por exemplo, não estará restrita à verificação das condições e documentação dos veículos e seus ocupantes, alertou o coronel Henrique. Os policiais vão checar se o carro é furtado ou roubado, por exemplo. E ainda, se o condutor, e demais ocupantes, têm mandados de prisão em aberto.

De acordo com o subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, essa modalidade de operação tem como base os resultados das análises criminais que indicam uma tendência de aumento nos índices de criminalidade nos meses de agosto, setembro e outubro. A proposta é fazer com que essa probabilidade não se concretize.

Para fazer essas análises, disse Assis, a PM se baseia nos número de Boletins de Ocorrências (BO’s) registrados na cidade ou em determinada região. Essa é uma informação que mostra a importância do registro do fato criminoso, por menor que possa ser considerado pela vítima. É a partir da incidência de crimes que ações estratégicas como a ‘Operação Região Norte Segura’ são planejadas e executadas.

Essa operação se estende por 48 horas, e segue a até esta sexta-feira (23.09).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32968/visualizar/