Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 23 de Setembro de 2017 às 09:01
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: Elizeu Silva

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza (PSDB), secretários, coordenadores e vereadores do município se reuniram na manhã de quinta-feira (21.09) com parte da Diretoria Regional da Cooperativa de Crédito Sicredi. A reunião aconteceu nas dependências da secretária municipal de Assistência Social e teve como objetivo, discutir a possibilidade de implantação de uma agência bancária no município de pouco mais de 12 mil habitantes, situado cerca de 32 km da capital, Cuiabá. Este foi o segundo encontro com essa finalidade. O primeiro aconteceu em novembro do ano passado.

A cidade dos papa bananas soma quase 300 anos de existência, porém, ainda não possui um estabelecimento público ou privado que se encarregue dos movimentos financeiros diários dos livramentenses, e o Sicredi diz ter a solução para a problemática. O próprio diretor executivo da instituição financeira, João Coelho Pinheiro se encarregou de dar as garantias aos presentes. Ele também realçou o interesse e a que forma com o sistema cooperativo pretende implantar as ações no lugar a fim de fomentar o crescimento e o desenvolvimento da centenária cidade papa-banana e região.

Segundo o diretor, o modelo de gestão do Sicredi é de valorizar a participação dos futuros associados, tidos com reais donos do negócio. “Temos mais de 3,5 milhões de associados Brasil afora, os quais exercem um papel de verdadeiros donos do negócio”, destacou. Em se tratando de cenário nacional, Coelho frisou: “Hoje o Sicredi está em 21 estados, com mais de 1.500 agências em 1.168 municípios, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Em 180 municípios o Sicredi é a única instituição financeira forte.”

Em Mato Grosso, João Pinheiro falou que existem nove cooperativas de crédito Sicredi, dentre elas; a Sicredi Sudoeste com 138 agências, distribuídas em mais de 100 municípios do estado. Para melhor esclarecer sobre a Cooperativa Sicredi Sudoeste Mato Grosso e Pará (MT/PA), o diretor sublinhou os mais de 28 anos de atuação do sistema com a sede administrativa em Tangará da Serra (MT), possuindo 30 agências em 25 municípios, sendo que sua área de atuação abrange um total de 50 cidades nos dois estados, “inclusive Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Barão e Porto Estrela. Ambas estão no rol para abertura de agência e alavancamento ainda mais nos negócios”, completou.

A referência de maiores números ficou por conta do diretor financeiro de desenvolvimento, Fabiano Rogério Martinez Garcia quando revelou, “a Cooperativa fechou o primeiro semestre deste ano com resultado de R$ 21 milhões, 58,5 mil associados e com ativos administrativo de R$1,02 bilhão.”

Para o prefeito livramentense Souza, a reunião foi satisfatória e que o município está aberto a receber qualquer instituição séria que traga progresso para a região. Segundo o prefeito, rumores de adversidade política e falácias em roda de buteco terminam por atrapalhar que certas coisas se desenvolvam em Livramento. “A eleição acabou no ano passado, mas ainda tem gente que insiste em remoer isso diariamente. A política já se foi e outro embate municipal só acontece daqui ha três anos”, desabafou o prefeito.

Ao finalizar, Souza fez questão de sublinhar: “queremos união de toda comunidade em prol de uma agência bancária e outros afins que tragam progresso para Livramento. Esqueçamos a política, ela já é passada. Vamos unir por uma Livramento melhor e mais digna”.

Vale ainda destacar que ao final da reunião se pré-definiu um novo encontro irá acontecer as 09h no mesmo local, digo; secretaria municipal de Assistência Social de Livramento. Porém, desta vez com representantes da sociedade civil e organizada, que será incumbida de promover as discussões sobre a necessidade de criar uma comissão e propor metas referentes a abertura de uma agência Sicredi no lugar.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32978/visualizar/