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SAÚDE
Quinta - 28 de Setembro de 2017 às 19:41
Por: Redação TA c/ Secom-VG

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O objetivo é fortalecer os serviços prestados a população dentro da Política de Humanização.
O objetivo é fortalecer os serviços prestados a população dentro da Política de Humanização.

Servidores da secretaria municipal de saúde, ligados ao Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, participaram de mais uma reunião com o Diretor da unidade , Ney Provenzano, a fim de definir e executar políticas públicas integradas nas áreas de relacionamento e capitação. A proposta é que a gestão do Pronto Socorro trabalhe de forma estratégica e participativa, envolvendo todos os setores, e com isso, fortaleça os serviços prestados a população dentro da Política de Humanização.

Representantes de cada setor da unidade, apresentaram a sua estrutura organizacional, equipe técnica, trabalhos desenvolvidos. Ney Provenzano explicou a importância de ter um momento em que os dirigentes das várias áreas estejam em consonância, pois mesmo sendo áreas distintas em algum momento uma acrescenta à outra. “O objetivo da reunião é conhecer a responsabilidade de cada um e de que forma podemos acrescentar ou mesmo contribuir no processo da gestão estratégica e participativa na efetividade dos serviços.É preciso que haja consonância entre os setores, pois a gestão participativa implica no envolvimento dos trabalhadores da saúde, gestores e usuários em um pacto de corresponsabilidade baseado em compromissos com o sistema de saúde e com o cidadão”, explicou

A direção da unidade ressalta ainda que nas reuniões são identificados também pontos deficitários tanto no relacionamento corporativo interno, como também na sua funcionalidade.São discutidas medidas que devem ser adotadas para buscar o equilíbrio. “O que não pode é ter setores deficitários.A gestão da Saúde Pública municipal prima pela eficiência e qualidade na prestação de todos os serviços, quer seja na atenção primário, secundária ou terciária. Queremos com esta ação o feedback imediato para o bom funcionamento de todos os setores do hospital.Já entramos na fase final da reforma de 100% da unidade e novos serviços foram abertos, a exemplo da Rede Cegonha.É uma unidade aberta de atendimento 24 horas, com uma rotina intensa no atendimento ao usuário do SUS, e neste sentido a Gestão deve estar atenta e aberta para adequações, sempre visando a eficiência”, disse .

Educação Continuada é outra ferramenta de gestão que estamos implantando no hospital. “ Vamos traçar plano de capacitação para os servidores de todos os setores, respeitando a área específica de atuação de cada. A proposta é avançarmos, enquanto aprendizagem e produção do conhecimento no cotidiano do trabalho. Entendendo o trabalho como fonte de formação, são reconhecidos e valorizados os saberes prévios dos trabalhadores e os conhecimentos e soluções por eles construídos, por meio de suas vivências e experiências junto às equipes, em resposta aos desafios próprios da complexidade do trabalho em saúde.A a democratização do conhecimento e troca de experiências já vivenciadas e que dão certo devem ser preservadas na construção da gestão participativa da nossa unidade”, o diretor.

Para a diretora de Humanização, Jacqueline Bianchini Miliosi, o bom relacionamento entre os profissionais vai refletir no atendimento ao paciente. “A Política de Humanização busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de trabalho e afeto, o que interfere no bom atendimento. A partir desta medida se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e implantar a gestão participativa”, concluí





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