Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 22 de Fevereiro de 2016 às 11:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A prefeita Lucimar Sacre de Campos e a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, inauguraram hoje (19) novo espaço da Casa Lar no bairro Nova Várzea Grande (Rua Pará, s/nº), imóvel que substituiu as antigas acomodações da entidade na Rua São Judas Tadeu, Água Vermelha. Trata-se de área maior e mais confortável, disse a coordenadora do Projeto Vida Nova, Ísis Kátia Novaes Hauer, explicando que apenas 10 crianças, de 0 a cinco anos, permanecerão nesta Casa Lar. Na oportunidade, a prefeita assinou termo de renovação de convênio firmado pela Prefeitura de Várzea Grande para sequenciar a manutenção financeira das quatro Casas Lares operadas pelo Projeto Vida Nova no município, voltadas a abrigar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“A manutenção do convênio pela Prefeitura sinaliza a confiança e reconhecimento no esforço de toda a equipe do Projeto Vida Nova em Várzea Grande. Essa instituição é responsável por zelar pela integridade física e emocional de nossas crianças e adolescentes, que um dia tiveram seus direitos desatendidos ou violados. Embora não seja só atribuição dessa instituição em promover o direito à convivência familiar dessas crianças, nós, do Poder Público, compartilhamos com a ação no financiamento e fortalecemos, assim, a rede de atendimento à criança e o adolescente da municipalidade”, disse a prefeita.

A solenidade de inauguração do novo espaço e assinatura do convênio foi prestigiada também por autoridades do Poder Judiciário, juiz titular da Vara da Infância de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz, promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa e defensora pública da Infância no município, Cleide Regina Ribeiro Nascimento.

Conforme o juiz Carlos José Rondon Luz, o Projeto Vida Nova é de fundamental importância para efetivação das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. Ele enfatizou que o novo espaço inaugurado e a renovação do convênio de apoio ao Projeto Vida Nova dão perspectivas melhores no tocante ao futuro dos abrigados nas Casas Lares. “É preciso ter claro que a medida de abrigo tem caráter protetivo, mas é provisório. O objetivo último é o retorno para suas famílias de origem, no prazo mais breve possível, isso quando as condições jurídicas, no momento da vulnerabilidade e do abandono, forem superadas”.

A promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa afirmou que as Casas Lares de Várzea Grande, do Projeto Vida Nova, são referências estadual e nacional por acatar os conceitos jurídicos exigidos, a exemplo de ambiente seguro e confortável às crianças. "Os abrigos buscam manter os vínculos familiares das crianças e as Casas Lares são instituições ambientadas para refletir o próprio lar, com cuidadores, equipes multidisciplinares, e que as crianças tenham o calor de uma família. As Casas Lares de Várzea Grande representam esses conceitos referenciais, a exemplo deste novo espaço inaugurado hoje”.

Para a defensora pública da Infância em Várzea Grande, Cleide Regina Ribeiro Nascimento, este novo espaço retrata a seriedade do Projeto Vida Nova em estar lado a lado com as crianças que necessitam de proteção especial. Também endossou a postura da Defensoria Pública em participar de todas as iniciativas que visem promover melhorias nessa assistência. "As crianças e adolescentes encaminhadas às Casas Lares precisam não apenas de acomodação, mas também de carinho e compreensão, cuidados que recebem por parte das mães sociais".

Na opinião da secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Kathe Martins, "saímos de uma casa menor para uma unidade realmente acolhedora, que atende as exigências judiciais e, também, do Projeto Vida Nova. Aqui ficarão abrigados crianças de 0 a cinco anos. A participação de pessoas da comunidade nas atividades internas da instituição, também proporciona garantir o direito à convivência comunitária com as mães sociais. Isso ajuda no estabelecimento de vínculos e relações afetivas”.

Segundo a coordenadora do Projeto Vida Nova, Ísis Kátia Novaes Hauer, a diferença do sucesso das Casas Lares reside justamente no empenho amoroso de toda a equipe lotada nas Casas Lares. "São crianças sob medida protetiva, protegidas por lei. Ninguém entra nas Casas Lares sem ordem judicial, é fator de segurança para as crianças e seus assistentes, mães sociais, psicólogas, pessoal administrativo e de serviços gerais. Elas têm uma rotina comum de família e são tratadas com atenção, carinho e amor, o que faz da nossa instituição referência no atendimento com crianças e adolescentes”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3305/visualizar/