Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 30 de Setembro de 2017 às 20:34
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


A Secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, disse na sexta-feira (29), durante audiência pública na Câmara Municipal que além do compromisso de avançar na melhoria do atendimento à população, nas condições físicas das unidades e nos processos de gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro tem como prioridade levar a Saúde cada vez mais perto da população e que os profissionais estejam cada vez mais comprometidos a devolver aos usuários do SUS Cuiabá, aquilo que lhes foi confiado. “Não estamos falando somente do ponto de vista quantitativo dos serviços ofertados, mas, também, do ponto de vista qualitativo”, salientou.

A secretária participou da audiência pública requerida pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, em atendimento à regulamentação prevista no artigo 36, parágrafo 5º da Lei Complementar nº 141, de janeiro de 2012 que determina ao Gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), prestar esclarecimentos das ações da pasta a cada quadrimestre.

O Relatório de Gestão se refere ao 2º Quadrimestre abrangendo o período de maio a junho deste ano e tem como finalidade documentar e divulgar as ações e serviços de saúde à sociedade, os resultados dos recursos aplicados no período; as auditorias realizadas na rede assistencial própria, contratada e conveniada, relacionando esses dados com os indicadores de saúde da população.

“Nesse documento, estão registrados os esforços de uma mobilização e atuação conjunta para atingir os objetivos e metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde 2014-2017, visando fortalecer a garantia do direito a saúde da coletividade e do individuo de forma humanizada por meio de gestão democrática e efetiva das ações e serviços de saúde”, destacou Elizeth Araújo

A audiência pública foi aberta pelo vereador Paulo Araújo (PP), e finalizada pelo vereador Dr. Xavier (PTC). Elizeth Araujo falou dos avanços e desafios que a Saúde enfrenta e abordou questões relacionadas aos serviços hospitalares, assistência farmacêutica, medicamentos e contratualizações.

Na sua fala, a Secretária destacou os resultados positivos alcançados em alguns índices como os da atenção básica onde os serviços tiveram um acréscimo de 5,86% em relação ao quadrimestre anterior e na atenção secundária, com aumento em torno de 40%.

Elizeth Araujo ressaltou algumas das ações positivas em setores como da Vigilância em Saúde, na liberação de alvarás após a implantação do sistema on line na Vigilância Sanitária; a contratualização com hospitais filantrópicos que irão garantir maior resolutividade junto a empresas prestadoras de serviços, e as obras em andamentos, com mais de 30 frentes de trabalho abertas em unidades básicas de saúde, além das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, que deve entrar em operação até o final do ano e do novo Pronto Socorro, prevista para 2018.

Ela destacou ainda a regularização na aquisição de medicamentos e o aumento do numero de leitos no Hospital Municipal São Benedito, com a abertura dos serviços de cardiologia.

Ao falar dos desafios, a Secretária lembrou do aumento crescente da demanda, em razão da migração dos usuários dos planos de saúde particulares para o SUS, decorrente da crise financeira em contrapartida a um orçamento financeiro deficitário.

Segundo Elizeth Araújo, a estimativa é de que deve fechar o exercício com um déficit de mais de 26 milhões no orçamento, da ordem de R$ 600 milhões neste ano, apesar da suplementação solicitada de 45 milhões.

“Nos já sabíamos que este seria um ano de reconhecimento de todo esse processo e de remanejamentos internos. No ano que vem, com entrada de novas unidades em funcionamento, temos novas expectativas de uma saúde mais humanizada e próxima da população”.

Gestores de áreas como a Atenção Basica e Secundaria, Tecnologia da Informação, Obras e Recursos Humanos, também apresentaram números.

EM RESUMO: Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, mais de 20 mil pessoas aguardam na fila de espera por uma por cirurgia na capital, desse total, cerca de 13.939 casos são eletivos, que podem ser agendados, mas 6.409 são cirurgias de urgências. Para Elizeth, esse é o resultado dos atrasos dos repasses de recursos pactuados com o Estado de Mato Grosso

Confira aqui o Relatório de Produção do 2º Quadrimestre de 2017





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33065/visualizar/