Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 05 de Outubro de 2017 às 17:03
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

Desfrutar da melhor idade possui um valor especial para a Prefeitura de Cuiabá, que iniciou, nesta quinta-feira (05), sua 11ª edição da tradicional Semana do Idoso. Com atividades lúdicas que trabalham o condicionamento físico e a qualidade de vida mental e emocional dos participantes, a iniciativa une o lazer à educação, à medida que também resguarda os idosos através de orientações a respeito de seus direitos.

Aulas de Yoga, apresentações artísticas, palestras, realização do cartão do idoso para o transporte público e um baile acontecerão ao longo do dia. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o evento vem para fortalecer uma das premissas fundamentais da gestão municipal, que direciona seus esforços para garantir que a melhor idade seja tratada como o próprio termo já indica.

“Eles estão na melhor fase de suas vidas e precisam ser devidamente respeitados e assegurados pelo município. É por isso que continuamos investindo na consolidação do idoso como um cidadão ativo na nossa sociedade. Eles ainda possuem muita energia para disseminar onde quer que estejam e nós seremos os agentes incentivadores dessa vivacidade, os estimulando a dançar, se exercitar e celebrar esta etapa da vida; Aliado a isso, vamos protegê-los, garantindo que sua integridade física e emocional sejam preservadas contra abusos e assédios”, afirmou.

Para o coordenador do Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro, Diego Henrique da Silva, fortalecer o vínculo com este público, através de propostas diversas, é uma forma valiosa de estimulá-los a dimensionarem o valor que possuem na comunidade onde vivem. Segundo o gestor, a movimentação dos CCIs reforça o valor que este novo capítulo da vida possui.

“A Semana do Idoso evidencia aquilo que fazemos há muito tempo, que é mostrar uma nova perspectiva de olhar para a vida. A Yoga trabalha a mente e o corpo, enquanto a dança os permite interagir com outros colegas que também frequentam o CCI. É importante engajá-los em uma rotina de novidades, para que eles tenham um prazer cada vez maior nessa etapa em que se encontram. Muitas vezes recebemos idosos com históricos de agressão e abuso e estes espaços possuem o poder de restaurar o ânimo que havia se perdido com o tempo. Indo mais além, a convivência nos centros permite que eles sejam mais amparados pelo município, que consegue acompanhar de perto sua vida familiar”, pontuou.

O cuidado com a integridade do idoso é um dos aspectos cruciais que contempla a 11ª Semana. Palestras sobre os cuidados com o crédito consignado e a distribuição da Cartilha do Idoso 2017 vão ao encontro dessa necessidade latente com essa faixa etária, conforme salientou Gustavo Costa, o secretário-adjunto de Proteção em Defesa do Consumidor. “Nós trouxemos a nossa equipe para realizar todos os esclarecimentos necessários, a fim de que todas as dúvidas sejam sanadas. É fundamental que eles contem com nosso apoio, para não cair em armadilhas”, disse.

Para os idosos, a celebração da melhor idade com esta iniciativa é mais um estímulo para continuar frequentando os CCIs. Dona Justina Bahia de Oliveira já se considera de casa, sendo uma frequentadora fiel da unidade João Guerreiro há sete anos.

“Eu amo o centro de convivência e participo de tudo. Este ano estou investindo na Yoga e a professora é maravilhosa. Minhas articulações melhoraram e me sinto mais animada para fazer as outras atividades. É muito bom estar aqui hoje celebrando a Semana do Idoso, que é mais um momento que me ajuda a permanecer ativa”, compartilhou.

Já para Darci Voss, o CCI é algo novo em sua rotina, que partiu de uma recomendação médica. “Minha esposa tem um problema nos joelhos e o médico nos disse que seria ideal nós dois fazermos hidroginástica e nos indicou o centro de convivência da Prefeitura. Estamos frequentando o espaço há cinco meses e é maravilhoso. Embora eu não tenha muito tempo para participar das outras atividades, fiz muitos amigos, o que é valioso, pois serve como um bom estímulo para continuarmos ativos”, concluiu.

A abertura da 11ª Semana do Idoso contou também com a presença da secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, e o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Luis Barbosa Urei, entre outras autoridades.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33103/visualizar/