Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 11 de Outubro de 2017 às 19:32
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Marcus Vaillan

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) disse que recebeu com estranheza a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra ele, referente ao esquema de corrupção na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) desmantelado com a operação Rêmora, no ano passado e que originou duas ações penais que tramitam na 7ª Vara Criminal contra empresários e ex-servidores da pasta, incluindo o ex-secretário Permínio Pinto (PSDB).

Por meio de nota, Maluf negou qualquer envolvimento com as fraudes em licitações de obras de construção e reformas e cobrança de propina dos empreiteiros que quisessem participar dos certames. Segundo ele, durante toda a investigação, realizada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), forneceu informações, prestou esclarecimentos e nenhuma prova foi apresentada contra ele.

Maluf aponta ainda para uma tentativa de intimidação dos acusados e argumentos falsos utilizados por um dos réus para poder sair da cadeia. Conforme o Gazeta Digital já divulgou ao longo do processo, os empresários Giovani Guizardi, dono da Dínamo construtora e da Guizardi Júnior Engenharia, e Alan Malouf, dono do Buffet Leila Malouf, apontaram participação de Guilherme Maluf no esquema, como um dos maiores beneficiários da propina recebida dos empreiteiros. “O deputado contesta com veemência a tese de ‘embaraçamento’ da investigação ou tentativa de intimidação de qualquer dos acusados, argumento falso utilizado por um deles para sair da cadeia”, diz trecho da nota. Por fim, o parlamentar afirma que confia na Justiça e que comprovará sua inocência.

A denúncia

Por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), o MPE ofereceu denúncia contra Guilherme Maluf nesta terça-feira (11) pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva supostamente cometida 20 vezes e obstrução de Justiça, em um desdobramento da operação Rêmora.

Conforme a denúncia, o parlamentar dividiu a liderança do esquema com Alan Malouf, se aproveitando de sua influência política para indicar os réus Wander Luiz dos Reis e Moisés Dias da Silva para cargo estratégico na Seduc.

Segundo o Ministério Público, as investigações demonstram que Permínio Pinto Filho, Alan Maluf e Guilherme Maluf se mantinham “nas sombras”, comandando e agindo por pessoas interpostas que se encontravam nas demais camadas da organização.

Confira a nota na íntegra:

O deputado estadual Guilherme Maluf disse, através de sua assessoria, que recebeu com estranheza a denúncia do MPE, já que durante toda a investigação não foi apresentada nenhuma prova contra ele.

O deputado contesta com veemência a tese de ‘embaraçamento’ da investigação ou tentativa de intimidação de qualquer dos acusados, argumento falso utilizado por um deles para sair da cadeia.

Ele assegura que forneceu ao MPE todas as informações solicitadas e continua à disposição para qualquer esclarecimento.

O deputado Guilherme Maluf reafirma que não tem envolvimento com qualquer possível irregularidade ocorrida na secretaria de Educação e que confia na justiça, onde comprovará sua inocência.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33172/visualizar/