Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 17 de Outubro de 2017 às 22:44
Por: Redação TA c/ Ascom TRE-MT

    Imprimir


Ascom TRE-MT

O comportamento do eleitorado de Cuiabá levou o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso a promover mudanças para ampliar o número de eleitores atendidos na coleta de dados biométricos. Diante da constatação de que cerca de 40% dos eleitores de Cuiabá agendam o cadastro biométrico mas não comparecem, o TRE-MT decidiu reservar guichês para atender aqueles que comparecem sem agendamento. Embora os eleitores de Cuiabá representam a esmagadora maioria dos que agendam e não comparecem, o atendimento aos eleitores sem agendamento valerá também para Várzea Grande e Sinop, cidades que também estão realizando a revisão do eleitorado com biometria.

“O ideal seria manter o agendamento, porque assim todos seriam atendidos no horário marcado, sem filas e com a comodidade que gostamos de oferecer ao cidadão. Mas infelizmente centenas de eleitores estão agendando a cada mês, sem comparecer no horário marcado. Isso provocava um desequilíbrio na estrutura montada, porque aqueles guichês ficavam reservados para os eleitores que agendaram. Agora vamos tentar atender aos dois públicos”, disse o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto.

Ele esclareceu que os eleitores que já agendaram serão atendidos no horário reservado. Outros guichês serão direcionados a atender os eleitores que comparecerem sem agendamento. Estes eleitores serão atendidos por ordem de chegada.

Atualmente a Casa da Democracia, em Cuiabá, atende com 16 guichês, das 8h às 18 horas, sem intervalo para o almoço.

Em Várzea Grande são 14 guichês para coleta de dados biométricos e três estações de triagem na Central de Atendimento localizada na Avenida Castelo Branco, Centro (20ª e 58ª Zonas Eleitorais). Neste local o atendimento acontece das 8h às 18h.

Há ainda em Várzea Grande a Central de Atendimento ao Eleitor localizada na avenida Gonçalo Botelho de Campos, n. 2.367, bairro Cristo Rei (49ª Zona Eleitoral), que disponibiliza quatro guichês para coleta de dados biométricos e um para triagem. Nesta Central o atendimento acontece das 7h30 às 13h30.

Em Sinop também são duas centrais de atendimento ao eleitor. A Central de Atendimento ao Eleitor da 22ª Zona Eleitoral está instalada na rua das Grevileas, n. 442, Setor Comercial Sul. Nesta Central funcionam três guichês para atender os eleitores agendados e outros três para os que não agendaram.

Já a Central da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, instalada na avenida das Figueiras, 980, Setor Comercial Norte, dispõe de três guichês de atendimento para agendamento e outros dois para os eleitores que não atendaram. As duas Centrais de Atendimento ao Eleitor de Sinop funcionam das 7h45 às 17h30.

Vale ressaltar que a Central de Atendimento atende qualquer eleitor da cidade onde está instalada, independente ele se está inscrito em outra zona eleitoral, desde que seja desse mesmo município. Ou seja, o eleitor de Várzea Grande poderá ser atendido em qualquer uma das Centrais de Atendimento ao Eleitor daquela cidade. O mesmo vale para o município de Sinop.

Documentos necessários:

- Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);

- Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).

- Atenção: A CNH não é aceita como documento de identificação para o alistamento (1º título).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33249/visualizar/