Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Domingo - 22 de Outubro de 2017 às 19:50
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: Vicente de Souza

Colaboradores do Hospital Santa Rosa e seus familiares, bem como parceiros e população em geral, participaram da “2ª Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul”, na manhã de sábado (21), em Cuiabá.

Com faixas, camisetas e balões das cores da campanha de prevenção ao câncer de mama e de próstata, o grupo alertava a população sobre a importância da qualidade de vida e exames de rotina como prevenção destas doenças.

Por volta das 7h, eles começaram a se concentrar na Praça Miguel Maluf, em frente a unidade de saúde, onde puderam aferir a pressão, receber informações sobre as doenças e ainda se alongarem antes de saíram em caminhada até o Parque Mãe Bonifácia.

Para a gerente de Marketing do Hospital Santa Rosa, Eli Candido Soares, a caminhada é simbólica e serve para destacar os meses de outubro e novembro que são tão importantes para os colaboradores da unidade. “Todos aqui lutam pela mesma causa: a vitória sobre a doença. Os cuidados com a saúde devem ser constantes, mas a rotina do dia a dia pode tirar esse foco e nesses meses fazemos reforçamos esse lembrete”, conta.

A supervisora de nutrição clínica, Fernanda Cassol, participou pela primeira vez da caminhada e trouxe o marido, Tairan Gulbert, e o filho do casal, o pequeno Lorenzo para a atividade. “Acho importante o Lorenzo participar da campanha desde cedo para já crescer consciente da importância da prevenção”, avalia Fernanda.

A técnica de laboratório Adenize Delatore participou pela segunda vez da caminhada, assim como a filhinha dela, a Luiza, de 2 anos. Desta vez, ela trouxe a irmã Débora Delatore para participar da ação. “Achei uma ação animada, ao mesmo tempo que fala para a população que é preciso ficar atento mostra que temos que viver com alegria, que também é qualidade de vida”, disse Débora.

Rosinei Silva, que é colaborador do Hospital Santa Rosa no setor de Oncologia, fez questão de vestir a camiseta da campanha e ir para às ruas. “A gente que trabalha com pacientes oncológicos sabe que é fundamental o diagnóstico precoce e essas campanhas e caminhadas servem para isso. Lembrar que é preciso procurar o médico e fazer os exames. Quantas vezes tiver a caminhada, tantas vezes eu venho”, revela.

No trajeto, o grupo chamou à atenção de quem passava pela avenida Miguel Sutil, uma das mais movimentadas da Capital. A segurança foi garantida pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

DADOS – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 57.960 novos casos de câncer de mama devem surgir até o final de 2017, cerca de 1% desses casos ocorrem em homens, que também devem ficar atento a doença. O autoexame e a mamografia são os principais exames para o diagnóstico precoce da doença.

Já a estimativa para o câncer da próstata é que surjam 61.200 novos pacientes no mesmo período, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens, só perde para o câncer de pele não-melanoma. Como a doença não apresenta sintomas no estágio inicial a recomendação é que a partir dos 50 anos de idade os homens sem histórico familiar passem por exames como PSA (de sangue) e exame de toque retal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33297/visualizar/