Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 09 de Novembro de 2017 às 13:15
Por: Redação TA c/ Setas-MT

    Imprimir


Jana Pessôa/Setas-MT

Dados do último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, para 2016/2017, são estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão e o câncer colorretal.

O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados não morre por causa dela. Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, a unidade do Ganha Tempo de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, prestará serviços gratuitos para a população várzea-grandense. As ações serão realizadas todas as sextas-feiras do mês de novembro, a partir das 13h.

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, reassalta a importância da campanha.

"O grande objetivo da campanha Novembro Azul é informar a sociedade sobre o quanto o câncer de próstata é um problema de saúde pública no Brasil. Este é o segundo tipo da doença mais incidente nos homens brasileiros. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. São pais de família que têm a sua história interrompida devido a demora em descobrir a doença e iniciar o tratamento", disse.

Os serviços de saúde que serão oferecidos na unidade são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde do homem (Câncer de próstata entre outras doenças), panfletagem e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novembro Azul

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Ganha Tempo Várzea Grande

O Ganha Tempo de Várzea Grande está localizado no Várzea Grande Shopping, Av. Presidente Artur Bernardes, 43 - Centro Sul.

O atendimento ao público do Ganha Tempo – Várzea Grande, é das 10h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/SETAS.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33478/visualizar/