Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 19 de Fevereiro de 2016 às 10:00
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O governador Pedro Taques, que lidera a comitiva de Mato Grosso no Fórum Global de Inovações na Agricultura, que ocorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, cumpriu agenda nesta quinta-feira (18.02) em visita técnica à Zona Franca de Jebel Ali, uma zona econômica livre localizada a 35 quilômetros da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

Taques e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, buscam experiências positivas para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (a 214 km de Cuiabá), cujo projeto da primeira etapa já está em fase final e seguirá para licitação até o fim deste mês.

A Zona Franca de Jebel Ali foi fundada em 1985, como uma parte do porto de Jebel Ali, e se tornou o principal centro de desenvolvimento dos Emirado Árabes com milhares de empresas e uma intensa atividade comercial e industrial realizadas pelas indústrias de gás, alumínio e cimento, agora generalizado em todos os ramos da economia.

Na Zona Franca de Jebel Ali, as taxas são muito baixas, o capital pode ser repatriado sem restrições e há total liberdade para contratar pessoal estrangeiro. A estimativa é que uma empresa leve dois dias para ser constituída.

Relações internacionais

O Fórum Global de Inovações na Agricultura em Abu Dhabi proporcionou grande projeção a Mato Grosso durante os três dias do evento, que se encerram nesta quinta. O governador Pedro Taques apresentou as potencialidades do Estado para representantes de 86 países e convidou investidores para conhecerem Mato Grosso.

Um encontro com mais de 50 investidores de países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Portugal, França e Espanha, além de representantes de fundos internacionais, empresas do ramo da tecnologia e ONGs participaram de um almoço promovido pelo Governo de Mato Grosso, na quarta-feira (17.02), em que conheceram as potencialidades do estado nas áreas do agronegócio, minérios e turismo.

Além do Executivo Estadual, a Comitiva de Mato Grosso é formada pela Assembleia Legislativa, Fiemt, Famato, Senar, Sebrae, Imea, Aprosoja, Acrimat, Acrismat e Ampa.

ZPE de Cáceres

A Zona de Processamento de Exportação é um distrito industrial incentivado, onde as empresas operam com suspensão de impostos e procedimentos administrativos simplificados e devem destinar 80% da produção à exportação. A área total da ZPE de Cáceres é de 239,68 hectares a serem divididos em cinco módulos. O projeto total está orçado em R$ 60 milhões.

 

A movimentação da atual administração do Estado, por meio da Sedec, foi fundamental para que Mato Grosso não perdesse a concessão para implantar a ZPE. O prazo venceria no mês de dezembro de 2015, mas por solicitação fundamentada da pasta, o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MIDC) prorrogou para o final de 2016 a data para início da implantação do primeiro módulo do distrito industrial.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3355/visualizar/