Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 09 de Dezembro de 2017 às 07:14
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A equipe médica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) optou por dedicar o fim de semana prolongado (sexta, sábado e domingo) para realizar o 2º Mutirão de Cirurgias Ortopédicas. A ação faz parte do Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação da unidade, criado pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, por meio do decreto (nº 6.411).

Conforme a diretora do Pronto Socorro, Zamara Brandão, desde as primeiras horas desta sexta-feira (08) o mutirão está mobilizando diversos profissionais entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ainda uma extensa equipe de apoio no intuito de realizar 15 procedimentos cirúrgicos por dia. “A exemplo do último, estaremos atuando em três salas do Centro Cirúrgico, mas desta vez nosso foco será a as cirurgias de média e alta complexidade. Por isso não ganharemos tanto em termos de quantidade, mas conseguiremos desospitalizar pacientes que estão há muito tempo aguardando para serem operados. O resultado será um PS cada vez menos lotado e com atendimentos mais justos para seus pacientes”, frisou.

Segundo a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia Araújo, os mutirões passarão a acontecer de forma rotineira até que o problema de superlotação seja solucionado. “A ação é mais um passo da série de cuidados determinados pelo Prefeito Emanuel para zerar a superlotação de forma humanizada aos pacientes. Além de diminuir a demanda por cirurgias, inclusive ortopédicas eletivas que atualmente é o maior fluxo do PS, o Mutirão irá auxiliar na recuperação dos pacientes que deverão retornar para o aconchego de seus lares em no máximo dois dias após os procedimentos”, enfatizou a gestora.

SUPERLOTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 50 cirurgias ortopédicas na primeira edição nos dias 11 e 12 de novembro. A medida foi necessária devido ao hospital estar atuando com 60% acima da sua capacidade normal. Para se ter ideia, entre a sala de sutura e a vermelha, que são os pacientes no corredor, havia mais de 163 pessoas internadas. Destas, a maioria com o perfil ortopédico. 60% eram da baixada cuiabana e de outros municípios de Mato Grosso, apenas 40% de Cuiabá. Dados atualizados do PS dão conta de que o hospital está com 111 pacientes nas mesmas condições de internação. O número deverá ser reduzido na próxima semana por conta do Mutirão de Cirurgia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33760/visualizar/