Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 12 de Dezembro de 2017 às 11:07
Por: Redação TA c/PJC-MT

    Imprimir


PJC/MT

A Polícia Judiciária Civil cumpre 82 de ordens judiciais contra o tráfico doméstico de drogas (bocas de fumo), em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, na operação denominada “Babilônia”, deflagrada na manhã desta terça-feira (12.12) pela Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE). O grupo comandava mais de 50 bocas de fumo em três principais bairros, o Pedra 90, o Tijucal e o Osmar Cabral.

São 24 mandados de prisão preventiva e 58 buscas e apreensão domiciliar, expedidos pela Justiça contra membros de uma associação criminosa, que movimenta o comércio de drogas em bairros periféricos da Capital como o Pedra 90, Tijucal, Osmar Cabral e adjacência. Do total de mandados, 90% estão direcionados a pontos de distribuição de entorpecentes de Cuiabá. Os demais são para algumas localidades de Várzea Grande.

Todas as ordens judiciais foram cumpridas, totalizando em 27 presos, sendo 24 com mandado de prisão e três presos em flagrante com drogas encontradas em suas residências.

A investigação foi iniciada há 7 meses com denúncias apuradas pela Núcleo de Inteligência da Delegacia de Entorpecentes, que evoluíram para apreensões de drogas, prisões de traficantes e detenções de usuários, originando 15 procedimentos (inquéritos e termos circunstanciados de ocorrências) na Delegacia.

Conforme o delegado, Rodrigo Azem, o trabalho investigativo e operacional identificou a existência de membros que desempenham funções específicas, sinalizando que são parte de uma ramificação que atua fortemente no mundo do crime. O comércio de drogas objetiva angariar lucros, meio de vida para sobrevivência de traficantes, que com a venda de drogas fomentam diversos crimes como roubos, furtos e homicídios.

Um dos líderes da associação criminosa, Ronaldo Nonato, conhecido por “Gordão, que atua no bairro Pedra 90, tem enorme poder de influência sobre os demais traficantes, considerados menores. Ele integra uma facção criminosa, que atua de dentro de presídios, sendo responsável pelo cadastramento das 'biqueiras', também conhecidas por bocas de fumo no bairro.

De acordo com a investigação, o traficante cobra contribuição mensal para manutenção da atividade dessas bocas de fumo. O dinheiro é repassado à facção criminosa. Em sua casa, os policiais encontraram listas com cadastro de bocas de fumo e mais de R$ 5 mil, proveniente do comércio de drogas.

Em outro ponto, no bairro Tijucal, os policiais apreenderam tabletes de maconha. Ainda na operação foram encontrados mais tabletes de pasta base, balança de precisão e até uma arma de fogo.

Para a operação foram empregados 260 policiais civis divididos em equipes com delegados, investigadores e escrivães, lotadas em unidades das Regionais de Cuiabá e Várzea Grande, e também delegacias da Diretoria de Atividades Especiais.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33777/visualizar/