Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 01 de Janeiro de 2018 às 15:59
Por: Redação TA c/ Ascom PJC-MT

    Imprimir


PJC-MT

Aproximadamente 98 mil pessoas foram atendidas pelo programa social da Polícia Judiciária Civil, “De Cara Limpa Contra as Drogas”, em palestras e eventos realizados em 2017. As ações desenvolvidas pelo Programa tem caráter preventivo, com o fim de alertar a sociedade, em especial, crianças e adolescentes, sobre os malefícios do consumo de drogas e outros temas da atualidade.

Durante o ano, o programa ligado a Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC realizou 96 palestras nas escolas de Cuiabá, Várzea Grande e no interior do Estado de MT, levando orientações e esclarecimentos para 13.765 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Além das ações em escolas, mais 84 mil pessoas foram alcançadas pelo programa, em oito eventos distintos como caravanas, mutirões, feiras agropecuárias, desbravadores e semana da Pátria.

Na Capital, cinco escolas participam das atividades preventivas desenvolvidas pelo “De Cara Limpa Contra as Drogas”, sendo EMEM Rafael Rueda, no bairro Jardim Umuarama; EMEB Francisval de Brito, bairro Coophamil; IFMT do bairro Bela Vista; Escola Estadual Padre Wanir Delfino César, no bairro Cidade Verde; e Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no bairro Parque Cuiabá.

Na cidade de Várzea Grande, as escolas beneficiadas pelas ações sociais de prevenção, foram a Escola Estadual Irene Gomes, no bairro Figueirinha, e IFMT Várzea Grande no bairro Petrópolis.

Nas apresentações e palestras ministradas, os policiais civis abordaram variados assuntos como: Drogas lícitas e ilícitas: uso, abuso e consequências; Meus ídolos morreram de overdose; Prevenção às drogas, violência e criminalidade; Prevenção ao uso de álcool e outras drogas; Direito e deveres da criança e do adolescente, cidadania; Homofobia; A importância da escola e da família; Gravidez na adolescência; Bullying; Exploração Sexual; e Cidadania e Maioridade Penal.

HISTÓRIA
O programa surgiu no ano de 2008, na cidade de Campo Novo dos Parecis (396 km a Noroeste), município de 22.322 habitantes. Na época, a projeto alcançou excelentes resultados para a prevenção ao uso de drogas, além de ter mobilizado todos os segmentos da sociedade para a execução do projeto.

Em 2009, a Diretoria Geral da Polícia Civil, resolveu implantar o projeto na Capital do Estado, a fim de sensibilizar e conscientizar a sociedade Cuiabana, sobre prevenção ao uso de entorpecente e até mesmo que o combate ao tráfico de drogas não é dever apenas da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão, uma vez que a repressão ao tráfico de drogas para ser efetiva deve preceder de um trabalho preventivo contínuo.

Atualmente, o “De Cara Limpa Contra as Drogas” é desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária em parceria com a Delegacia Especializada de repressão a Entorpecentes (DRE).

ATUAÇÃO

O “De Cara Limpa Contra as Drogas” atua nas escolas da rede pública e tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios decorrentes do uso de substâncias entorpecentes, sendo uma das ações da PJC no Pacto Estadual de Enfrentamento às drogas no Eixo Prevenção I – Prevenção e Educação contra as drogas.

Uma das estratégias, é a aproximação do policial civil da comunidade escolar e da sociedade através de palestras e reuniões, bem como, ocupar o tempo ocioso da criança e adolescente em idade escolar por meio de atividades lúdicas, culturais, educativas, esportivas e profissionalizantes, mantendo aproximação da cultura de prevenção ao uso de entorpecentes.

OBJETIVO

O programa busca promover a qualidade de vida para crianças e adolescentes de comunidades consideradas “de risco” em face dos índices de quantidade de usuários e tráfico de drogas registrados, disseminando a prevenção como melhor estratégia no combate ao tráfico, incutindo nos jovens a ideia de que, quem começa um vício acaba com as coisas mais importantes da vida: família, trabalho e dignidade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33890/visualizar/