Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 16 de Janeiro de 2018 às 15:01
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A Defesa Civil do Município orienta a população a redobrar os cuidados neste período de fortes chuvas na Capital, que compreende os meses de dezembro a março, principalmente em áreas com risco de alagamentos e deslizamentos. Segundo diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, é importante que as pessoas mantenham-se alertas ao menor sinal de incidentes, e acionem o socorro e procurem abrigo seguro até que o resgate chegue ao local.

“É essencial que diante de uma situação de eminente perigo as pessoas mantenham a calma, procurem locais seguros e acionem os órgãos competentes para o devido socorro. Evite se locomover pelas enxurradas, não se abrigue ou estacione debaixo de árvores, e também não utilize equipamentos elétricos no caso de eles estarem molhados ou em locais úmidos, por causa das descargas elétricas. Isso são alguns cuidados que protegem a vida diante de uma tempestade,” orienta diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer.

O diretor também lembra que além das técnicas proteção que sempre são passadas, com o objetivo de resguardar vidas, as pessoas precisam se conscientizar quanto aos cuidados antes dos períodos chuvosos, como o descarte incorreto do lixo, que reflete negativamente, causando grandes danos, durante e depois das chuvas.

“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de proteção e resgate no objetivo maior, que é resguardar a vida das pessoas. E para que isso seja mantido, precisamos da colaboração de todos. Um ponto crucial é a conscientização das pessoas como mecanismo de proteção, que começa antes destes períodos considerados críticos, como não jogar lixo nas ruas, pois esse lixo acaba indo para a rede de esgoto, causando entupimento dos bueiros, assoreamento ou enchimento da rede fluvial. Cada um precisa fazer sua parte para que tanto o meio ambiente e a vida sejam preservados,” ressalta Wolkmer.

As pessoas que se encontrarem expostas as situações de risco e precisarem de resgate, o primeiro contato, deve ser com o setor de urgência e emergência do Corpo de Bombeiro pelo número 193. Antes dos riscos eminentes, em casos de possíveis desmoronamento, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 3623-9633.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33954/visualizar/