Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 19 de Janeiro de 2018 às 16:09
Por: Redação TA c/PJC-MT

    Imprimir


Várzea Grande registrou menos 1.693 casos de roubo (quando há violência ou ameaça) em 2017 quando comparado a 2016. No ano passado foram 3.495 registros e em 2016 foram 5.188. Ou seja, a redução foi de 33%. Os dados foram divulgados pelo governador Pedro Taques e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, na tarde desta quinta-feira (18.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O resultado positivo se dá pelo trabalho integrado entre as forças de segurança pública. “São servidores da Segurança Pública que se expõem ao risco para proteger o cidadão”, disse o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, durante coletiva de imprensa. Taques ainda enfatizou que cabe a ele, como governador, proporcionar condições para que os servidores continuem melhorando os índices.

Para o secretário da Sesp, Gustavo Garcia, os avanços na Segurança Pública se dão por conta do “trabalho sólido entre as instituições”. Gustavo Garcia ainda disse que o trabalho integrado é importante para os bons resultados.

Para o coronel PM Alessandro Ferreira da Silva, comandante regional de Várzea Grande, as ações estratégicas estão sendo colocadas em prática. “Ações preventivas e direcionadas, utilizando de dados estatísticos e de registros de ocorrências, é possível as polícias proporcionarem mais segurança”.

O delegado Marcelo Gomes de Oliveira, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, enfatizou que os índices de latrocínio no município estão reduzindo ano após ano, principalmente, por conta da integração citada pelo secretário da Sesp. “As diligências são iniciadas de imediato, tanto pela Polícia Judiciária Civil quanto Polícia Militar. E muitos dos criminosos acabam sendo até presos em flagrante”.

Durante a coletiva de imprensa também foi anunciada, seguindo o mesmo comparativo, os números de furtos (quando não há violência ou ameaça). Ano passado foram 45.018 casos no município e em 2016 foram 44.037. Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, estabilizar os índices, já que o aumento foi apenas de 02%, significa que há o controle por parte das forças policiais.

Além do governador e secretário de Segurança Pública, participaram da divulgação dos dados chefes das forças de segurança ou representantes da: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Politec.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33995/visualizar/