Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 18 de Fevereiro de 2016 às 08:55
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O município de Sorriso decretou situação de emergência nas áreas produtivas se soja afetadas pela estiagem que atingiu o estado, entre os meses de setembro e começo de dezembro em 2015, período de plantio da cultura.

De acordo com a prefeitura do município, o Decreto de Situação de Emergência terá vigência de 90 dias. A medida é necessária porque a estiagem causou perdas significativas nas lavouras de soja.

O Decreto visa garantir reparações legais aos produtores rurais quanto ao cumprimento de seus compromissos com compradores e bancos financiadores, já que se trata de um prejuízo provocado por questões climáticas.

As perdas podem gerar uma grave crise econômica na região já que a produção de soja é a base econômica local. O reflexo das perdas deve aparecer no segundo semestre, quando o comércio local sentirá com mais intensidade os impactos.

As regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso estão entre as mais afetadas pelo stress hídrico. Além de Sorriso, Ipiranga do Norte também decretou situação de emergência em decorrência das perdas na lavoura, e mais cinco cidades das duas regiões  devem seguir a mesma situação, sendo elas: Vera, Feliz Natal, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte.

A estimativa hoje é que a quebra de safra da soja seja superior a um milhão e duzentos e cinqüenta mil (1.250 milhão) toneladas, número previsto para o estado. O real volume das perdas só será confirmado após o encerramento da colheita.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3400/visualizar/