Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 17 de Fevereiro de 2016 às 15:48
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Para dar continuidade às visitas pela região do consórcio Médio Araguaia, o secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, juntamente com uma equipe técnica da pasta, visitou as cidades de Canarana e Gaúcha do Norte. Dentre as ações realizadas na região está a atualização dos convênios que os municípios possuem com a pasta.

Em Canarana, por exemplo, dos quatro convênios que o município tem com a Secid, dois estão com problemas de projetos. As propostas são referentes a revitalização da Praça do Avião e pavimentação asfáltica no bairro Jardim Tropical. De acordo com o prefeito Evaldo Diehl, a elaboração de projetos está entre as principais dificuldades do município, quando se trata da necessidade de formalização de convênios.

"Atualmente nossos projetos são feitos com a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Devido ao grande volume de trabalho nesta área, muitas vezes os ajustes que precisam ser feitos nos projetos acabam demorando mais tempo e com isso a obra fica prejudicada", informou o prefeito.

De acordo com a superintendente de Orçamento e Convênios, Rafaela Damiani, a apresentação de projetos é apenas uma das fases para que um convênio possa ser formalizado entre Secid e prefeitura. "Além desta etapa, o processo também precisa estar de acordo com o que determinam as instruções normativas. Somente desta maneira a proposta é firmada entre Estado e município, e a obra pode ter o devido andamento".

Com objetivo de auxiliar os municípios nesta área, a secretaria já iniciou os trabalhos com a AMM para a criação da chamada "Central de Projeto". A proposta visa melhorar a execução deste serviço, como também otimizar o trabalho em parceria com a Associação. "Mesmo com a Central em processo de criação, a Secid já se põe a disposição dos municípios para que os mesmos, quando apresentarem pendências em projetos, contem com auxílio da equipe técnica da Secid", afirmou Chiletto.

Prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson Alécio também destacou como importante as orientações repassadas pela equipe da Secretaria de Estado das Cidades. Atualmente o município não conta com convênios com a pasta, porém, durante a visita, o gestor elencou as principais demandas da localidade para o secretário Eduardo Chiletto. "É gratificante receber representantes do Estado e quando estes nos trazem boas notícias. Sabemos do trabalho que vem sendo desenvolvido nos municípios pela gestão Pedro Taques e também, no que depender de nós, vamos nos esforçar para que nossas ações prioritárias sejam executadas", destacou Alécio.

Além das orientações, ambas as prefeituras também assinaram termos de cooperação para adesão ao sistema GeoCidades e início da implantação dos respectivos Planos Diretores Municipais.

Os trabalhos no consórcio Médio Araguaia já foram realizados nas cidades de Querência, Ribeirão Cascalheira, Canarana e Gaúcha do Norte. As ações seguem até sexta-feira (19.02) nos municípios de Nova Nazaré, Cocalinho, Água Boa, Campinápolis e Nova Xavantina. Também participam das visitas na região do Médio Araguaia, o secretário adjunto de Políticas Urbanas, Cláudio Miranda, e o superintendente de Mobilidade Urbana, Paulo Borges.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3415/visualizar/