Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 12 de Fevereiro de 2018 às 16:53
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A prefeitura vai adotar a aplicação de recursos no desenvolvimento de tecnologias para a implantação de lombadas eletrônicas no município
A prefeitura vai adotar a aplicação de recursos no desenvolvimento de tecnologias para a implantação de lombadas eletrônicas no município

A prefeitura de Várzea Grande por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, alerta os condutores de veículos para as novas instalações de sinalização de trânsito que foram implantadas com prioridade para logradouros que ficam próximos de unidades escolares e de saúde e Avenidas com grande circulação de veículos.

Como medida preventiva para coibir ocorrência de acidentes, por exemplo, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos, Breno Gomes foi necessário a colocação de redutor de velocidade na Avenida da FEB, no ponto próximo a ponte Isabel Pinto de Campos, próximo a um serviço de saúde, onde tem grande circulação de pedestre que necessitam fazer travessia da Avenida. “O alerta é feito para que os motoristas respeitem a sinalização e mantenham a velocidade reduzida após passar por sonorizadores, o que vai indicar local de travessia de pedestres. É importante os condutores de veículos obedecerem as regras de trânsito nestes novos pontos de sinalização e evitar atropelamentos e acidentes.

“A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Por exemplo placas, inscrições nas vias, sonorizadores, lombadas compõem a sinalização de um trânsito mais seguro. Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, tudo acordado com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e com diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Daí da importância dos condutores de veículos respeitarem as sinalizações. A conscientização é dever de cada um ”

Com a elevação do número de veículos na cidade percebeu-se a necessidade de haver um maior controle no trânsito, pois esse fato influencia no número de acidentes. De acordo com dados da Guarda Municipal o excesso de velocidade caracteriza uma das principais causas dos acidentes mais graves no trânsito e tem liderado o ranking de infrações cometidas.

O serviço vem sendo realizado por equipes da Secretaria de Serviços Públicos, que estão colocando placas de trânsito e faixas de pedestres em vários locais, sonorizadores. Além das faixas, os logradouros próximos às escolas e unidades de saúde receberam linhas de retenção, que orientam os motoristas a parar antes dos locais destinados à travessia. Outra providência adotada é a pintura dos redutores de velocidade para resguardar a segurança do pedestre.

“A ideia é proporcionar mais segurança na circulação de alunos das escolas e pedestres". Breno Gomes, informa que embora priorize as ruas que dão acesso às escolas e unidades de saúde, o serviço de implantação de sinalização horizontal e vertical também está sendo executado em outras áreas da cidade. Em outros pontos os redutores de velocidade serão feitos com o objetivo de diminuir os riscos de atropelamentos, acidentes e imprudência por excesso de velocidade.

Segundo ainda Breno Gomes, a prefeitura vai adotar a aplicação de recursos no desenvolvimento de tecnologias para a implantação de lombadas eletrônicas no município. “O redutor eletrônico de velocidade, a chamada lombada eletrônica, é um equipamento de segurança instalado em rodovias para a medição de velocidade dos veículos. O redutor ainda possui um sistema integrado e informatizado de controle eletrônico, possibilitando que ao passar pelos sensores na pista, a lombada calcule a velocidade do veículo e a indica no visor. Em fase de licitação a prefeitura prevê implantar este novo sistema ainda este ano”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34192/visualizar/