Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Domingo - 18 de Fevereiro de 2018 às 10:44
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

O bebê de apenas seis meses de vida e a paciente de 33 anos que estavam em estado grave e aos cuidados das equipes médicas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, apresentaram melhoras e já receberam alta da UTI neste sábado (17).

Ambos fazem parte do grupo de cinco pessoas vitimadas pelo tiroteio ocorrido na última terça-feira (13) ocasionado pela suposta tentativa de resgate a um detento na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Morada do Ouro. O menor foi atingido na mão e no tórax. O projétil ficou alojado próximo à coluna, não afetou órgãos vitais e ainda não há indicação cirúrgica para a retirada. No mesmo dia, após sutura no ferimento da mão ele foi encaminhado à UTI para acompanhamento devido à fragilidade da idade e para tratar de uma pneumonia, motivo pelo qual foi levado à UPA.

A paciente de 33 anos, considerada pela equipe médica como o caso mais grave, também foi atingida no tórax. Ela passou por um procedimento cirúrgico para drenagens e também ficou mantida na UTI para acompanhamento.

Os demais feridos já receberam alta hospitalar dentre eles uma jovem de 22 anos (mãe do bebê), atingida por um tiro de raspão no braço, a enfermeira de 51 anos, atingida na perna , na altura da coxa, e o agente prisional, 33 anos também atingido na coxa. Os três também foram prontamente atendidos no PS e não tiveram maiores complicações clínicas.

Para a secretária de Saúde, Elizeth Araújo a notícia é recebida com alegria por toda Cuiabá, especialmente pelo prefeito Emanuel Pinheiro, por ela e pela equipe médica do Pronto Socorro. “Desde os primeiros momentos não poupamos esforços para ofertar a melhor assistência em saúde às vítimas desse incidente terrível. Graças a Deus eles (o bebê e a paciente de 33 anos) que eram os casos que exigiram maior atenção e cuidados da nossa equipe, já estão se recuperando e cremos que logo estarão em casa nos braços de seus familiares”, comemorou.

Medidas preventivas

Após o incidente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que já estava em conversação com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para impedir que incidentes como estes acontecessem, reuniu-se durante a sexta-feira (16) com o secretário adjunto Emanuel Flores, demais membros da SEJUDH entre eles superintendentes e diretores das penitenciárias de Cuiabá para deliberarem ações emergenciais que visem a segurança dos profissionais da Saúde e da população, no momento em que os detentos também são direcionados para as unidades de saúde.

Dentre as principais medidas, a secretária Elizeth anunciou neste sábado que a UPA Morada do Ouro não receberá mais pacientes privados de liberdade. Outra decisão é que os reeducandos serão designados para unidades específicas com menos fluxo de população onde o Sistema Penitenciário garantirá a segurança necessária. Além disso, a parceria entre os órgãos estuda viabilizar em curto prazo uma unidade referência e nesta, adaptar uma sala separada dos demais pacientes onde serão concentradas a permanecia e o atendimento do detento desde a classificação a medicação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34221/visualizar/