Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Domingo - 18 de Fevereiro de 2018 às 11:36
Por: Redação TA c/ CBM-MT

    Imprimir


Foto: CBM-MT
Batalhão de Emergências Ambientais
Batalhão de Emergências Ambientais

O município de Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá) terá uma intensa programação das Forças de Segurança Pública do Governo do Estado de Mato Grosso a partir desta segunda (19.02). Serão três atividades na cidade, sendo duas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. A primeira é a Reunião dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal, a segunda é o Ciclo de Palestras de Incêndios Florestais e por último, em conjunto com outras Forças de Segurança, a Inauguração do Hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

A Reunião dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal é uma iniciativa do CBMMT de integrar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais por meio de projetos a serem propostos ao Fundo Amazônia. O CBMMT é proponente de um dos 95 projetos realizados com recursos do fundo internacional para proteção da floresta. A partir da experiência dos bombeiros de Mato Grosso, as corporações irmãs farão propostas similares, buscando integrar os esforços, otimizando os recursos.

O Ciclo de Palestras sobre Incêndios Florestais é um evento aberto para agricultores, pesquisadores, bombeiros e estudantes das ciências agrárias ou ambientais. Diversos temas serão tratados, passando pela Gestão de Incêndios Florestais no Mato Grosso, Uso de helicóptero em operações de Incêndio Florestal, Força Aérea Brasileira em apoio ao Combate a Incêndio Florestal na Amazônia, Impacto do Fogo no Bioma Amazônico, entre outras palestras ministradas por profissionais de referência em suas áreas. O Ciclo de Palestras começa às 8h da terça (20.02), no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Na quarta (21.02) serão inaugurados o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a base do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) que funcionarão no aeroporto de Sorriso. O objetivo é de tornar as operações de segurança pública mais dinâmicas, com uma base descentralizada no Médio Norte. A estrutura foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal, com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do Município.

1ª Base Aérea de Combate a Incêndio Florestal da Amazônia

A Base do GAvBM é a primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia. A primeira do Brasil e a primeira entre os países com partes da floresta em seus territórios. Os aviões que compõem o GAvBm foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia, iniciado em 2012, que tornou possível estruturar o Batalhão de Emergências Ambientais, que já é referência nacional em prevenção e combate a incêndios florestais.

A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBMMT proposto ao Fundo Amazônia. A inauguração foi possível graças à união de forças que contou também com a iniciativa privada de Sorriso que contribuiu com o mobiliário que será usado pelos militares. A base vai proteger o ambiente florestal e o rural que sofre com graves perdas econômicas quando atingido pelas chamas. Na ocasião será apresentado um novo projeto ao Fundo Amazônia para dar continuidade aos avanços conquistados na prevenção e combate aos incêndios florestais pelo CBMMT.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), contempla mais de R$ 30 milhões em aeronaves (incluindo do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros) e equipamentos. As duas aeronaves do GAvBM são do modelo Air Tractor 802F, equipadas com tanques de água especialmente adaptadas para o combate a incêndios florestais e urbanos. Além disso, serão disponibilizados cerca de 30 profissionais do Ciopaer, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares, para atuar no novo hangar, e atender toda a população das regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34223/visualizar/