Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Domingo - 04 de Março de 2018 às 11:21

    Imprimir


PJC-MT

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o Instituto Avon e Embaixada Britânica, convidou os três vencedores do Selo FBSP 2017 de práticas inovadoras no enfrentamento à violência contra a mulher, para uma troca de experiências com a Metropolitan Police de Londres, considerada uma das cinco melhores do mundo. A viagem aconteceu entre os dias 17 a 24 de fevereiro.

Entre os convidados para participar da experiência, estava a presidente da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças e Pontal do Araguaia (509 e 512 km a Leste), investigadora Andréa Cristiane Oliveira Costa Guirra. No dia 8 de março, a Rede de Enfrentamento recebeu o Selo FBSP de Práticas Inovadoras em 2017, em cerimônia realizada no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo (SP).

Para a presidente, a viagem para Londres foi uma experiência única, que contribuiu para sua vida pessoal e profissional. “Foi uma semana intensa, de muitas atividades, mas de aprendizado enorme. Fomos muito bem recebidos em todos os locais, especialmente, na Metropolitan Police, onde os policiais fizeram questão de nos passar o máximo de informações possíveis. Com certeza, temos exemplos a serem seguidos aqui, mas também temos a responsabilidade de continuar nossos projetos”, destacou a investigadora.

O convite para viagem a Londres aconteceu, em outubro, durante um workshop especial para policiais e guardas municipais, promovido pelo FBSP, com apoio da Embaixada Britânica. A semana de intercâmbio, realizada entre os dias 17 a 24 de fevereiro, foi coordenada pelo Fórum de Segurança Pública e organizada pela psicóloga do FBSP, Juliana Martins, e pela professora da Universidade de Bradford/ Reino Unido, Fiona Macaulay.

A embaixada britânica financiou as passagens e hospedagem dos participantes e o Instituto Avon foi parceiro na ação. Além da investigadora, estiveram presentes no encontro os também ganhadores do Selo, Major Denice, 1º SGT Djair e CB Cirqueira, da Polícia Militar da Bahia, além da delegada Eugenia Villa, de Teresina (PI), a Maíra Arduin, da Embaixada Britânica, a Mafoane Odara, do Instituto Avon, acompanhada de sua filha, Makini.

Logo no primeiro dia, os convidados estiveram na New Scotland Yard, da unidade especial de investigação de abuso sexual, e durante toda semana realizaram visitas, em que puderam trocar experiências com os policiais e especialistas da área. Os participantes tiveram oportunidade conhecer o Núcleo de Atendimento a Vítima denominado “Haven”, além de reunião com a professora Liz Kelly, da Unidade de Estudos de Abuso de Mulheres e Crianças (CWASU); visita a Embaixada Brasileira; a Metropolitan Police Service Training Centre (MPSTC); Escola de Economia de Londres (LSE) e London School of Economics and Polictical Science.

A psicologa do FBSP, Juliana Martins, que atuou na organização do intercâmbio, considerou a experiência muito importante para todos os envolvidos. "Além de proporcionar aos nossos policiais conhecer uma das polícias mais importantes do mundo, também possibilitou que eles compartilhassem as experiências inovadoras que desenvolvem em seus Estados", disse.

A investigadora Andréa cita como momentos de destaque da viagem o encontro com o adido da Polícia Federal, Roberto Troncon, e a diplomata, Carlota Ramos, que ficaram impressionados ao saberem das boas práticas realizadas pelas instituições brasileiras no enfrentamento à violência contra a mulher. Ela também destacou a visita a London School of Economics and Polictical Science, ocasião em que foram apresentados projetos aos alunos, professores e um policial aposentado.

“Foi um momento de muita alegria e emoção, pois haviam vários estudantes brasileiros que nem imaginavam que existiam ações como essas no Brasil”, disse Andréa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34329/visualizar/