Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Domingo - 04 de Março de 2018 às 11:48
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


A equipe da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano vem intensificando as ações voltadas à atualização de dados do programa Bolsa Família, através do sistema de Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais do governo federal. A atualização deve ser feita, de acordo com as normativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a cada dois anos, ou quando houver mudança nas informações fornecidas, como de endereço, novo membro na família ou falecimento de alguém, evitando a suspensão do benefício e posterior cancelamento.

O recadastramento pode ser realizado em uma das 14 unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) da Capital. Além das unidades dos CRAS, a população também pode fazer a atualização dos dados na sede do Cadastro Único e na unidade do programa Bolsa Família, ambas localizadas na Casa dos Conselhos, Rua Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino.

Para atualizar o cadastro, o titular do cartão deve comparecer em um desses postos de atendimento, munidos dos originais dos seguintes documentos: RG e CPF, título de eleitor, carteira de trabalho de todos que já realizaram alguma atividade remunerada, três últimos comprovantes de pagamento de todos os integrantes da família que trabalham, certidão de nascimento, caso tenha integrante menores de 18 anos, atestando de escolaridade ou da creche destes menores, comprovante de endereço e cartão de recebimento do benefício.

A revisão é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. “A atualização cadastral é importante, pois conseguimos ser mais precisos no atendimento dessas famílias, garantindo um serviço de qualidade e evitando o bloqueio e ou cancelamento do mesmo, que é, em sua maioria, a única fonte e rende de muitas famílias”, explica o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Segundo Wilton, quando a família tem o benefício bloqueado porque não atualizou o cadastro, ela ainda tem a oportunidade de comparecer ao setor do Bolsa Família e revalidar as informações no Cadastro Único, sem a perca deste.

“Caso esta família tenha o benefício suspenso por não ter realizado a atualização dos dados dentro do período estipulado pelo MDS, é só comparecer na sede do benefício, com os documentos necessários em mãos, para ativá-lo novamente. Lembrando que o cadastro passará por análise e caso esteja dentro do perfil do programa, a família permanece recebendo o benefício normalmente”, observa o secretário.

O benefício é garantido para todos os cadastrados, desde que a seja feito sempre que solicitado pelos organizadores do programa. Este comunicado é feito pelo extrato do benefício. Para não correr o risco de ter o benefício suspenso é importante manter as crianças e adolescentes em idade escolar matriculados em alguma das instituições públicas de ensino e sempre com frequência superior a 85%. "Àqueles que trocaram seus filhos de unidade escolar, precisam informar desta mudança, o mais rápido possível, em um dos polos recadastramento da Capital,” finaliza Wilton.

As unidades de atendimento para o recadastramento - Centros de Referências de Assistência Social (Cras), sede do Cadastro Único, unidade do programa Bolsa Família, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34331/visualizar/