Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 06 de Março de 2018 às 11:44
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, está preparando atividades diversas para tornar o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, em uma data especial e com motivos para comemorações. Mais uma vez, o objetivo é o de envolver mulheres e promover ações que interfiram positivamente no dia a dia de cada várzeagrandense.

O evento, ‘Mulher Várzeagrandense é Feita de Amor’, além de ofertar várias atividades exclusivamente para o público feminino – como cuidados de beleza e da saúde, espaço fotográfico – a programação desse ano traz uma conquista que envolveu o poder Executivo e o poder Judiciário na garantia de direitos às mulheres.

Será assinado o protocolo de intenções para a implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres de Várzea Grande e de Nossa Senhora de Livramento, junto ao Ministério Público do Estado, por intermédio da Procuradoria Geral de Justiça e os municípios afins.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a homenagem às mulheres do município é merecida, por serem guerreiras e contribuem pelo desenvolvimento da cidade. “Elas devem ser lembradas diariamente. Este ano além de prestar homenagem em agradecimento sobre a importância e luta histórica das mulheres por igualdade e respeito, também estaremos formando uma corrente do bem e formando a Rede de Proteção, que é um trabalho intersetorial, multidisciplinar e que envolve não só o município de Várzea Grande, como também o Poder Judiciário e várias outras instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Várzea Grande, da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso (ABMCMT), Defensora Pública da Comarca de Várzea Grande, e secretarias municipais. A Rede visa o desencadeamento de ações efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento das mulheres e seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência. Será um marco na história de Várzea Grande em prol da mulher”.

Conforme a minuta do protocolo, explica a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Omar, as mulheres terão amparo psicossocial e será oferecido ainda medidas protetivas, preventivas, educativas e repressivas, por meio da instituição de um grupo de trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, composto por diversas instituições assistenciais de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.

Como frisa a secretária as comemorações alusivas ao Dia da Mulher também atendem às políticas de promoção e defesa da mulher, preconizando a garantia de direitos. “O evento, a exemplo do que foi realizado no ano passado, irá expor o resgate das mulheres, evidenciando seu papel protagonista na chefia da família e sua posição de líder no mercado de trabalho”.

O evento, ‘Mulher Várzeagrandense é Feita de Amor’, será realizado a partir das 18h, no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (Cepac), antiga Conferência Nossa Senhora do Carmo, Centro de Várzea Grande, no dia 8 de março, e será aberto a todas as mulheres várzeagrandenses.

PROGRAMAÇÃO - 18h30 – Acolhida com a Banda Municipal e a participação da dupla “Sombras.Arte”, abertura do ‘Espaço da beleza’ com maquiagem/penteado, e do ‘Espaço fotográfico’, com tema ‘Mulher Várzeagrandense é Feita de Amor’. Haverá telão transmitindo fotos em tempo real.

Às 19h será realizada a abertura oficial com a prefeita Lucimar Sacre de Campos e demais autoridades.

-Assinatura da minuta do Protocolo de Intenções para implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento.

-Mensagem alusiva à data as mulheres realizada pela pastora Rosângela Almeida.

-Apresentação do ‘Coral Vozes de Várzea Grande’.

-Dinâmica com a Pastora Rosângela Almeida.

- Apresentação musical coreografada com o tema “Várzea Grande pedacinho do Brasil”, homenageando as mulheres ressaltando o papel acolhedor de Várzea Grande que recebe a todos de forma hospitaleira.

Durante a realização do evento haverá exposição da produção artesanal do projeto ‘Amigas Empreendedoras’.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34348/visualizar/