Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 17 de Fevereiro de 2016 às 10:30
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá estão ministrando palestras em órgãos e instituições públicas, a fim de alertar as pessoas e reforçar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e o vírus da zika. Na manhã de ontem (16), as palestras educativas aconteceram para servidores dos Correios. A ação conta com o apoio do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

A iniciativa está prevista no Decreto presidencial nº 8.662/2016, que determinou a realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

O diretor regional dos Correios, Edilson Francisco, acompanhou as palestras dirigidas aos carteiros do CDD Cuiabá e empregados da Gerência de Recursos Humanos, e convocou a todos para se tornarem agentes de conscientização, no ambiente de trabalho e na comunidade. “Chegamos a todos os bairros e residências. Assim, podemos ser multiplicadores dessas informações”.

A ação realizada pela Coordenação de Programas Especiais da SMS de Cuiabá, coordenada por Oriana Flumignan, contou com a participação do enfermeiro e sanitarista Marcelo Coelho, integrante da equipe técnica da Diretoria de Atenção Primária, e das estagiárias do curso de graduação em Saúde Coletiva da UFMT Sandra Peres Dias e Andressa Marques.

Durante a palestra, Marcelo Coelho apresentou o conceito do surgimento das doenças no Brasil e os principais sintomas, formas de contágio, prevenção e tratamento de cada uma delas e lembrou que a população deve procurar atendimento médico e hospitalar ao perceber dois ou mais sintomas, evitando a automedicação.

“Os médicos são capacitados para diferenciar as três doenças e indicar o tratamento correto. Os casos suspeitos da dengue, do Zika vírus ou da chikungunya são notificados pelas unidades de saúde à Vigilância Epidemiológica. A partir disso, os dados são compilados e é feito o georreferenciamento dos bairros com maior incidência das doenças, para que as ações de prevenção e combate ao mosquito sejam realizadas”, detalhou o sanitarista Marcelo Coelho.

As palestras para os servidores dos Correios continuam na Capital nos Centros de Distribuição Domiciliares dos bairros Coxipó (18/02), Vista Alegre (23/02), Verdão (25/02) e CPA (29/02).

E, para facilitar a denúncia de possíveis criadouros do mosquito, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza o número 0800 647 5330.

Ganha Tempo

Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado (Setas), a Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, estará no próximo dia 22, às 9h30, no Ganha Tempo, unidade Ipiranga .

A ação chamada de Agenda Ganha Tempo, segundo a superintendente do Programa Ganha Tempo, Rosany Lucy Costa Figueiredo, tem por objetivo promover uma agenda cidadã, voltada à informação e ações sociais, culturais e de acesso à cidadania, visando à efetivação de Políticas Públicas.

“Dentro do esforço de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti vamos orientar a população levando explicações sobre o ciclo do mosquito, informações sobre criadouro, as fases do mosquito e outros materiais impressos”, contou Célia Carvalho, técnica do Setor de Educação em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses.

A ação vai contar com o apoio de soldados do Exército e participação de alunos da rede pública de ensino, que irão visitar a exposição.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3435/visualizar/