Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 07 de Março de 2018 às 14:20
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando com o serviço emergencial de reconstrução da canalização do Córrego Engole Cobra, no trecho que engloba o cruzamento entre a Rua Rui Barbosa e a Avenida Senador Metelo, no bairro Goiabeiras. Depois de finalizar a etapa de escavação e limpeza do solo, a equipe de trabalho, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, deu início nesta semana a segunda fase da obra, que consiste na colocação e fixação dos bueiros pré-moldados em concreto armado.

Para a realização da obra, a Secretaria está disponibilizando um grupo de 10 trabalhadores, além de todo aparato mecânico necessário para garantir agilidade e eficácia na execução do serviço. Dentro desta ação, está prevista a instalação de pelo menos 30 aduelas de concreto, com medidas de 2,5 x 2,5, resultando na reestruturação de aproximadamente 40 metros de tubulação rompida. A estimativa é de que essa segunda etapa dure cerca de 10 dias e, após a realização do reparo na extensão prioritária, todos os trabalhos sejam prolongados para o restante da Ruis Barbosa.

Conforme explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, logo que findada a fase de colocação e fixação dos materiais de canalização, a pasta dará andamento ao trabalho de acabamento, sendo eles a estabilização da base e sub-base do solo, seguida da reconstrução da pavimentação de ambas as vias. O gestor destaca ainda que, diferente da estrutura metálica antes existente no local, a vida útil das aduelas de concreto não possui um prazo de validade, contribuindo assim para o fim da preocupação dos moradores com ocorrências desta natureza.

“Trabalhamos inicialmente na remoção da tubulação metálica, que estava totalmente deteriorada, e encerramos a primeira etapa com a execução do laço de concreto. Agora, estamos entrando na fase de assentamento das aduelas de concreto e, contando apenas os dias trabalhados, esperamos finalizar essa área em aproximadamente 10 dias. Neste ano, o volume de chuva que tem caído sobre a cidade está acima da media e isso tem atrapalhado o andamento dos nossos serviços. Todavia, garantimos todo empenho para que, nos dias sem chuvas, o trabalho possa ter celeridade e a obra seja entregue o mais rápido possível”, pontua Vanderlúcio.

Intervenção no local

A intervenção da Prefeitura teve como ponto de partida a interdição do trecho, sob recomendação da Defesa Civil de Cuiabá, realizada no primeiro dia deste mês, com o objetivo de garantir a preservação da segurança do cidadão cuiabano, que costumeiramente trafega pela região. A decisão pelo bloqueio foi tomada em conjunto com as secretarias municipais de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, após a ruptura do antigo sistema de canalização, ocasionando um processo de erosão na pista.

De acordo com a equipe de engenharia técnica de Secretaria de Obras Públicas, dois fatores contribuíram para o rompimento da tubulação. Um deles é o tipo de material utilizado na primeira obra de canalização do córrego, realizada há mais de 30 anos. Outro fator considerado preponderante para a ocorrência é o grande volume de chuvas torrenciais que têm caído sobre a Capital nos últimos meses.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34359/visualizar/