Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 08 de Março de 2018 às 17:31
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

Com o tema “Tinha que ser mulher para dirigir tão bem”, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), distribuiu flores durante a blitz educativa para mulheres que passaram pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na manhã desta quarta-feira (08), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Com a presença do Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo e da Adjunta da pasta, Luciana Zamproni, Agentes de Trânsito juntamente com a equipe de teatro Cena Onze, levaram um colorido todo especial às condutoras e pedestres que passavam em frente ao Shopping Pantanal, distribuindo panfletos e brindes. A aposentada Maria Ynês da Silva disse que gostou da iniciativa. “Achei interessante os palhaços me ajudando a atravessar a rua e ainda ganhei uma rosa”, conta a aposentada.

Conforme a supervisora de Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo o foco da ação é o combate ao machismo ao volante. “Em pleno século 21, ainda nos deparamos com o preconceito de várias formas, seja em casa, no trabalho, na escola e no trânsito não é diferente. Temos que mudar isso, chega de desrespeito”, afirma Luciana Melo.

Estudos realizados em 2017 pela Renault, apontam que 70% das infrações de trânsito são causadas por homens. As mulheres se envolvem em pequenos acidentes, enquanto os homens em ocorrências mais graves, como atropelamentos, capotamentos e colisões frontais, devido à direção mais agressiva, além de consumirem mais álcool.

O secretário Antenor Figueiredo acredita que a prefeitura não poderia deixar de homenagear as mulheres, já que elas apresentam menores índices de acidentes e atrela esse resultado aos cuidados que as condutoras tem ao dirigirem. “Hoje como o Dia Internacional da Mulher, não deixaríamos de prestar essa pequena homenagem a essa mãe, essa guerreira, parceira do dia a dia e motorista. Esperamos que as mulheres reflitam muito quando estiverem ao volante, principalmente quando estiverem com seus filhos, que preservem a vida. Parabéns as mulheres pelo pequeno número de envolvimento em acidentes e parabéns em especial às mulheres cuiabanas”, comemora o Secretário.

Conforme o Anuário Estatístico de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a frota cadastrada no Estado é de 404.496 mil veículos. Entre os anos de 2012 à 2016, foram registrados 22.943 mil acidentes em Cuiabá.

A secretária Adjunta de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni participou da campanha e durante a ação conversou com as mulheres para felicitá-las pelo dia e alertar para um trânsito mais seguro, combatendo o machismo. “Hoje estivemos presente na blitz educativa “Tinha que ser mulher para dirigir tão bem”, conscientizando as mulheres sobre o machismo que elas passam, sobre agressões verbais e muitas vezes até física quando acontecem acidentes, então fomos as ruas para mostrar para elas o quanto elas são importantes no trânsito, pois são cuidadosas ao volante e dessa forma devem continuar inclusive orientando os homens. Parabéns mulheres, pelo nosso dia”, finaliza a secretária.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34376/visualizar/